Inicio Pense Magro Quem Escreve Livros Pesagens

Sente-se para comer...


Olá pessoas, como estão? Sábado... delícia, amo amo amo (e quem não ama?)
Então... hoje o título do post eu copiei de um capítulo do livro Pense Magro (cujo qual estou lendo).
O terceiro dia fala que devemos sentar para comer, o principal motivo é que qdo comemos em pé comemos por impulso. E isto é verdade... desde que comecei a analisar isto eu percebi que mesmo querendo emagrecer, mesmo indo na nutri eu estava cometendo alguns deslizes. Para citar vou falar de 3 situações que eu deixei de comer, somente ontem a noite:

- Fiz bife para a filhota no jantar, cortei em pedacinhos e na hora que estava cortando quase que peguei um pedaço, por puro impulso. Depois ela quis mais e eu quase, novamente, peguei um pedaço.
- Cheguei do supermercado e na hora de guardar as coisas eu fui tirar uns potinhos que estavam na geladeira com quase nada para dar espaço para as compras. Então tinha um pote com um único pedaço de peito de frango ensopado, um pedaço que caberia na boca sem cortar, um cubo de frango ocupando um pote grande na geladeira... então quaaaaaaaase que o frango foi parar na minha boca, abri o pote e pensei "Não vou guardar este potão por causa de uma nisca desta" e nesta hora fui diretinho colocar na boca qdo lembre "Sente-se para comer". Parei na hora, peguei o franguinho, cortei em pedacinhos e dei para o dog que adorou hahaha. 
- Depois fui preparar uma pizza de frigideira e na hora que eu ía colocar o peito de peru quaaaaaase (novamente) que uma fatia vai parar na minha boca. Gente, toda santa vez que eu faço a pizza de frigideira eu como uma fatia do presunto (peito de peru) em pé enquanto preparo. 

Agora calcula, só agora a noite, quanta caloria eu economizei deixando de comer um cubo de frango, uma fatia de presunto e uns 4 pedacinhos de carne. 
A autora do livro fala exatamente que temos que nos tornar mais conscientes das calorias de tudo que colocamos na boca, que cada pedaço de comida que colocamos na boca tem calorias. 

Outra coisa, sentando nos sentiremos mais satisfeitos pq estaremos visualizando o alimento. Segue um trecho do livro:

"Ao comer em pé, vc pode sentir-se fisicamente satisfeito quanto se estivesse sentado mas psicologicamente isto não acontece. Sentir o gosto, mastigar e engolir alimentos lhe dá um certo grau de satisfação, mas vc tbem precisa estar visualmente satisfeito. É necessário extrair o máximo de cada pedaço de alimento."

Me lembro que uma vez peguei 2 fatias pequenas de pão 7 grão e fui comer na frente do computador... De repente eu fui pegar a "segunda" fatia para comer, olhei para o prato e cadê a fatia de pão??? eu tinha comido e não tinha percebido. Naquela hora eu me lembro que fiquei frustrada pq eu jurava que poderia comer mais. 
Maaaas, uma observação... qdo a autora fala em comer sentado é vc e o prato de comida somente... nada de comer sentada na frente da TV, computador, lendo, etc... pois o efeito vai ser o mesmo, comer por impulso sem visualizar o alimento...

Então, bora comer sentada!!
#ficaadica

Então é isto...
Beijos e bom sábado a todas...


Meus bebês...

Gentemmm, olhem só os meus novos "bebês"... agora não largo mais deles.


Comprei ontem. Atualmente eu estou lendo o Pense Magro, que deu origem a estes 2. Sei que vai ser um pouco repetido mas tudo para manter o foco sempre!!! não desviar nem um minuto.

Well, bem sem assunto. Devendo visitinhas mas eu chego aí ainda.
Beijos beijos

Maldita compulsão...

Olá pessoas, td bem? 
Como foram de finds? Aqui foi tudo bem, apesar que jaquei feio, ontem a noite fomos num rodízio de pizza e massas e hoje me entupi de chocolate (uns 8 bombons). Não preciso nem dizer que o arrependimento bateu, né? O rodízio nem me afetou demais mas os chocolates foi pura compulsão mesmo, perdi o controle e é nestas horas que o arrependimento bate. Ontem eu estava tranquila, havia feito um dia super leve e comi com consciência no restaurante mas hoje foi diferente... Fazer o que? o negócio é amanhã voltar com tudo.

Achei que a "cirurgia" na gengiva me impediria de comer mas que nada, foi hiper mega tranquila e eu pude até fazer AF. 
Levei 2 pontos na gengiva mas ele colocou um "curativo"... é um pouco incômodo mas assim não deu dor e cicatriza mais rápido...


Fui caminhar ontem e hoje... yuhuuuuuu, venci a preguiça e fui. E sabe do que mais???? Ameeeeei!
Ontem filhota acordou as 8:15 hs da manhã e eu quis morrer pq eu queria dormir mais. Ela deitou na nossa cama e ficou assistindo Disney Channel e eu pensei: Sabe do que mais, vou caminhar pq voltar a dormir não vou conseguir... coloquei minha roupitcha, tênis e fui. Caminhei 1 hora e ainda voltei com pão 7 grãos fresquinho e quentinho.
E hoje a noite fui novamente, 1 hora tbem. Estou me sentindo super bem e quero ir novamente amanhã.

Bom, então é isto, mais um finds terminando, sniff... Querendo férias pq eu odeio acordar cedo!!!

Beijos beijos, boa semana.
Fui




É sexta feira, É sexta feira...

e amanhã eu vou dormir a manhã inteiraaaaa.
(Parafraseando o programa "Missão Impossível"  da Jovem Pan)

(A felicidade é um perfume que você não pode derramar
sobre os outros sem receber algumas gotas em si mesmo)


Então pessoas, td bem?
Deu para ver que estou alegre né? 
Sim, estou alegre pq hoje é sexta e amanhã eu não preciso acordar as 6 hs da manhã.
Estou alegre pq já eliminei o pesinho adquirido em 3 semanas de orgia alimentar.
Estou feliz pq o Pilates está me fazendo muuuuuito bem e eu tenho me sentido ótima fisicamente, sem dores nas costas, coisa que me acompanha há mais de 7 anos e isto além de me fazer bem fisicamente me faz muito bem psicologicamente pq ninguém merece sentir dor todos os dias.
Só fiquei me perguntando: Pq eu não fui fazer Pilates antes??? Pq perdi tanto tempo???
Enfim, não adianta chorar sobre o leite derramado hahaha, antes tarde do que nunca.

Estou alegre pq estou lendo o meu livro Pense Magro e estou super motivada a passar um final de semana super light. Confesso que vou ter uma ajudinha externa para isto... hoje vou no dentista e vou ter que fazer uma "plástica"  na gengiva (foi assim que meu dentista falou hehehe) Traduzindo, vou ter que cortar a gengiva e tirar um pequeno pedaço da mesma e isto vai me deixar com dor e dificuldade para comer então mesmo que eu tenha algum evento eu não vou poder comer demais hahaha. O lado ruim disto é que o tempo está melhorando e eu queria fazer umas caminhadas e ACHO que não vou poder, vou perguntar para ele.

Ahhh, e estou alegre tbem pq a minha máquina de lavar nova chegou e eu vou brincar com ela o final de semana todooooo. Hahaha, olha a alegria da pessoa, feliz pq comprou uma máquina nova. É que a minha estava meio "baleada" então resolvi trocar... 
A que eu comprei é esta aqui...

Up date: mudei a foto da máquina pq na hora, na pressa não reparei 
que a outra não era bem igual a minha 

Então é isto meninas...
Passei rapidinho para deixar um beijos e desejar um ótimo finds lindo e light para vcs.
Beijos beijos...




Atitude Já!

Olá pessoas, td bem? 
Hoje eu não ia postar pq estou super sem tempo para responder os comentários e me sinto super mal qdo recebo e não consigo retribuir. 
Juro que não é pouco caso com vcs mas é que tenho trabalhado bastante durante o dia e não tenho blogado a noite. É uma decisão que eu tomei, a noite em casa não tenho nem ligado o note pq senão eu fico fico fico e a hora passa, qdo vejo já é 23 hs aí até dormir já deu meia noite, para quem acorda as 6 hs é bem tarde dormir a meia noite. 
Bom, mas voltando a falar da postagem que eu não ía fazer hehehe, hoje pela manhã entrei rapidíssimo no Face só para ver se tinha mensagens e vi uma postagem que eu quis compartilhar....


"Quer alcançar o peso magro?
Antes de tudo precisa acreditar em si mesmo, acreditar que pode mudar atitudes e comportamentos, que pode resolver suas pendências emocionais que lhe incomodam, mas é preciso ATITUDE acima de tudo."

Legal né? Para pensar nisto, vc está tendo ATITUDE? 
Beijos Beijos e uma ótima quinta feira.




Fome noturna...


Olá pessoas, tudo bem?
Passeando pelos blogs eu sempre vejo muita gente falando de "fome noturna".
Eu mesma já fui daquelas de querer comer um boi a noite de tanta fome, e por coincidência ontem eu estava lendo o livro "Comportamento Magro com Saúde e Prazer" e justamente a parte que eu estava falava deste assunto...
Tinha uma parte que eu achei que vale a pena repassar, as vezes pode ajudar alguma menina que sofra com isto (eu já não sofro mais pq minha RA é prescrita pela nutri e supermegaultra balanceada durante o dia todo, sempre voltada para a saciedade)
Segue o trecho:

Existe uma forma de alteração de comportamento que chamamos de fome noturna. Um comportamento que leva a pessoa a um aumento de peso significativo. Os comedores noturnos devem analisar o que está errado em sua alimentação, do porque está sentindo fome no meio da noite.
Na grande maioria das vezes, esse comportamento aparece em função de uma dieta mal equilibrada, pois as pessoas seguem uma dieta muito restritiva durante o dia, o que acabam por gerar ciclos de compulsão à noite, não conseguindo se controlar, acordando no meio da noite com uma fominha incômoda.

E antes que alguém diga "mas eu não faço dieta, faço reeducação alimentar", deixo aqui o significado da palavra DIETA é um conjunto de alimentos que podem ser sólidos ou líquidos consumidos por um indivíduo ou uma população em determinado período. Então entende-se que dieta é tudo aquilo que consumimos. Às vezes, ela pode estar inadequada para as nossas necessidades e isso pode se refletir através do excesso ou falta de peso e ou nutrientes.

Bom, se vcs sofrem deste "mal", vale a pena rever o que estão comendo ao longo do dia... será não que não deveria fracionar mais as refeições, se alimentar de 3 em 3 hora, tomar água.
Para quem faz dietas onde a gente mesmo pode escolher os alimentos (Tipo VP, dieta dos pontos, das notas) será que nestes casos não está sendo mal dividido estes pontinhos, comendo muito de manhã, pouco a tarde e nada a noite???

Então é isto...
Vou tentando visitar vcs mas só consigo um pouquinho a cada dia.

Beijos beijos

Abre o olho Roberta...


Olá pessoas, como estão?
Aqui tudo legal, apesar da chuva que cai e junto com ela cai a temperatura... nenhum problema com o frio mas a chuva não gosto não, salvo de noite para dormir hehehe.

Então, vcs devem estar se perguntando pq este título na postagem... é pq definitivamente eu tenho que abrir os olhos senão não demora para eu engordar tudo novamente...
Hoje me pesei e não gostei nada nada do que eu vi na dona Gama, salafrária.
Mas mesmo antes de eu me pesar eu já tinha decidido que algumas coisas tem que mudar... ontem conheci um blog que me identifiquei muito, o blog Comedora Compulsiva Anônima (clique no nome para conhecer) e a Ella (autora do blog) no final escreveu:

O libera-geral numa comemoração não é permitido porque:
- você pode ter muitas comemorações no ano ou mesmo no mês 
- pode ser o gatilho pra uma crise compulsiva 
- pode ser bem difícil retomar o controle

E se eu olhar para as últimas 2 semanas foi exatamente isto que aconteceu comigo... começou no feriado do  dia 07/06 onde tive um jantar no dia 06, um jantar no dia 07 uma festa no dia 08 e um almoço no dia 09... foi  o gatilho de uma crise compulsiva que está sendo difícil de voltar. Dia 12 foi jantar de dia dos namorados, sexta feira foi churrasco com foundee de chocolate de sobremesa, chocolate, pipoca de cimena e rodízio de comida japonesa no sábado, etc...Tudo bem que a intensidade da crise está bem menor do que em outros tempos mas está sendo difícil retomar o controle pq estou me permitindo muito... um bombom todo dia, uma colher de doce de leite, 3 bisnaguinhas (que parecem inofensivas mas são uma bomba calória e bomba de açúcar e carbo).

Então agora abri meus olhos....
- acabou as permissões
- acabou as comemorações 3 dias da semana
- estou voltando HOJE a ler o Pense Magro e desta vez não vou parar até terminar...

Vou criar uma reguinha de peso nova com a pesagem durante a leitura do livro...

Então é isto... 
Uma ótima segunda para vcs
E vamos fazer uma semana light

Beijos beijo...

Nunca mais tomo um refrigerante normal na vida!!!


Olá pessoas, td bem?
Que o refrigerante faz mal todo mundo sabe inclusive eu, mas de vez em quanto eu tomo uma Coca 0.
Então sexta feira passei o dia que fui uma lady, me alimentei o dia todo como deveria mesmo pq eu sabia que a noite eu teria um churrasco para ir. A noitinha esquentei a minha sopa para não chegar lá de barriga completamente vazia e morta da fome... até aí beleza.
Chegando lá tinha de tudo que gosto... coração, pão com alho, muzzarela no espeto e carne... delícia heim?
Maaaaas, não tinha refri 0 então como quem não tem cão caça com gato, eu fui de coca normal....
Tomei um copo... (e lá vão 7 colheres de açúcar para dentro do "bucho") e depois mais um copo, e outro... qdo por fim tomei o quarto copo de coca o marido disse "nossa Rô, quanto refrigerante vc está tomando..."

Caracaaaaaa, no dia seguinte (ontem) qdo fui me pesar adivinha... 1,4 kg a mais na balança e praticamente só do refrigerante.
Claro que comi mas eu me peso todo santo dia então já sei quanto é "normal" eu oscilar numa comilança como esta e o normal seria uns 600 gr... isto se eu tivesse ficado na água ou refri 0 mas com certeza o açúcar do refri normal (equivalente a 28 colheres de açúcar) fez este pequeno estrago.

Enfim ontem eu comi feito uma alucinada... chocolate, pipoca no cinema e um rodízio de comida japonesa no final da noite e o resultado do dia??? Menos 500 gr na balança.
Acredita nisto? comendo feito uma porca ainda eliminei 500 gr só pq não tomei refri e fiquei na água o dia todo...

Caracaaaaaaaaaaa, refri normal não tomo mais.

Beijos
Um ótimo domingo light (o meu vai ter que ser pq ainda estou com 900 gr a mais do refrigerante...
A tarde visitinhasssssss



Você está decidida a emagrecer?




Olá pessoas... estes dias li esta frase e aí entendi pq as vezes queremos tanto emagrecer e não conseguimos...
Porque querer nem sempre é fazer por onde para conseguir. 
Eu quero emagrecer mas todo dia como o meu docinho, tá difícil parar. Mesmo sendo pouca quantidade eu não estou conseguindo largar mão dele. Hoje depois do almoço foi um bombom Ferrero Rocher e uma colher de doce de leite (doce de leite puro, feito só com leite e sem amido de milho).
Quero emagrecer mas não faço uma atividade física regular...
Aí sempre vejo nos blogs as meninas dizendo que querem emagrecer, que realmente querem (eu tbem realmente quero) mas o que nós estamos fazendo por nós?
Será que estamos realmente decididas???
As vezes a gente quer mas não deu aquele "estalo" ainda, aquela decisão e somente qdo estivermos realmente decididas é que vamos alcançar nosso sucesso.

Ontem consegui dar uma caminhada de 30 minutos, quero ver se vou hoje, amanhã e domingo tbem.
O Pilates vou começar na terça que vem, já fiz minha matrícula.

Post curtinho hoje, sem muitas novidades...
Beijos e um finds lindo e light

Pós consulta + Agora meu blog é chique pq ele é .COM.BR




Olá pessoas, tudo bem?
Vcs devem estar curiosas com a consulta na psiquiatra né?
Olha, foi ótima... a melhor consulta que eu tive desde que comecei a ir nela. E o mais importante... ela disse que eu não tenho depressão.
Claro que ela não disse isto assim só por dizer, conversando eu contei inúmeras situações de coisas que eu julgava ser resultado do meu "mal humor", eu já estou indo lá desde fevereiro então ela já está me conhecendo (obvio, é minha médica, né?) e ela disse que pelas coisas que eu contei e pelas consultas que nós tivemos que eu não sou rabugenta nem mal humorada, apenas tenho o temperamento sério. Existem pessoas brincalhonas (caso do meu marido) e pessoas sérias (como eu) e que o fato de eu não gostar de filmes e programas de comédia, o fato de eu não gostar de piadinhas não me faz uma pessoa deprimida ou rabugenta ou mal humorada. O fato de eu gostar de "regras" e colocar ordem nas coisas não me faz rabugenta ou mal humorada. 
Eu contei algumas situações e coisas que acontecem na nossa casa (marido, filha e eu) contei do presente que marido me deu no dia das mães (uma tarde no salão com massagem, cabelo, hidratação, mão, pé, sobrancelha, etc etc...) e ela achou isto o máximo, achou ele super carinhoso nesta parte pq outros homens jamais dariam isto por acharem "besteira" e ela disse: "Se vc fosse realmente rabugenta seu marido não seria tão carinhoso com vc". Putz, fiquei pensando que é verdade. 
Ela ainda encheu a minha bolinha hehehe, disse que se não houvessem pessoas como eu, o mundo não iria para frente pq se todo mundo fosse "relax" imagina a bagunça que seria. Disse que se hoje eu estou mais séria do que eu sempre fui é pq hoje tenho muito mais responsabilidades do que eu tinha há 6 ou 8 anos atras... (além de casa, marido, trabalho hoje tenho minha filha para cuidar, educar, dar amor, tenho a minha empresa)
Bom, enfim que ela não me passou nada de remédio (ótimo) e estou me sentindo até mais leve. Mas ela disse que eu tenho que fazer atividade física que assim eu vou ter um "medicamento natural"  para minha ansiedade, meu cansaço (que nada tem a ver com depressão). E eu me comprometi com ela que na próxima consulta vou levar um calendário marcado os dias que eu fiz AF ou não... aff, agora me comprometi então tenho que fazer.

*****
Mudando de mala para saco... viram que meu bloguinho ficou chic?
Ele agora é .com.br  www.0cal.com.br 


Agradeço aqui a minha amiga querida Leila Diniz (se não conhece, clique AQUI para conhece-la) que me ajudou em tudo nesta mudança, desde me dizendo como registrar o domínio como me ajudando na mudança de blogspot para .com.br
Brigadinha amiga...

Bom, então é isto...
Ontem minha internet não estava funcionando então hoje se ela der o ar da graça eu visito vcs a noite...
Beijos beijos e ótima quinta feira.



Obrigada!!!



Olá pessoas, como estão? 
Sei que estou em dívida com todas vcs, preciso passar no blog de cada uma para agradecer a força que me deram mas ontem foi impossível. Fui para cama as 21:30 hs exausta, depois de ter trabalhado (escritório e casa) o dia inteirinho e marido já estava me esperando para assistirmos uma TV juntos aí não rolou blog ontem não, mas ainda vou agradecer a todas "pessoalmente".

Mesmo assim gostaria de deixar o meu muito obrigada a todas vcs. Todas me ajudaram muito.  
Mas teve um comentário em específico que definiu exatamente o que está acontecendo... foi o comentário da Anna Sol (clique AQUI para conhece-la) que vou transcrever apenas um pedaço que foi o que definiu tudo:

Uma vez meu psiquiatra disse que o tratamento da mente é uma coisa demorada porque em 99% dos casos, a pessoa aparece lá para se curar de UM problema, mas descobre que esse UM problema tem base em MILHOES d problmas que precisam se tratados um a um.

Exemplo: uma pessoa q tem compulsão alimentar, de repente pode ter depressão e desconta na comida. mas essa depressão é causada por uma convivencia ruim coma familia. que é causada por um avô violento. que é causada bla bla bla, entendeu?

Mas uma coisa que eu também sempre ouvi, é que a partir do momento que a gente RECONHECE que estamos tendo sintomas que nao são normais, ja é um super passo pro tratamento!"

E sim Anna, provavelmente a minha depressão de 2003 nunca passou e eu me acostumei com ela pq desde aquela época que eu me sinto "assim". 

Então é isto... 
Muuuuito obrigada a todas. E não desistam de mim que eu apareço aí... tardo mas não falho hehehe.
Beijos e ótima terça feira.

Depressão???

Olá pessoas, como estão?
Feriadão terminando :(
E posso dizer que no "quesito" alimentação foi uma verdadeira orgia alimentar... meus 10 kgs off a esta altura já devem ter virado 5 kg off. 
- Quarta jantar e carteado (regado a salgadinhos e demais porcarias) aqui em casa.
- Quinta jantar na casa de amigos (jantar nada light)
- Sexta niver de 40 anos de um amigo.
- Sábado encontro dos primos no sítio. Um dia inteiro só de comilança... desde pinhão colhido na hora quentinho sapecado no fogão a lenha até torta alemã, patês, etc... fora o almoço. Com um frio de 4 graus não teve coisa melhor...
E hoje para arrematar o feriadão o dia não foi muito diferente e terminei com um cachorro quente...
Mas amanhã é outro dia... dia de recomeçar.

Mudando de assunto... na sexta a noite fui na festa de um amigo que estava completando 40 anos, confesso que não estava com vontade de ir (aliás, vontade de sair aqui passa longe) Estava um frio do cão e tudo que eu queria era a minha cama. Bom, fui na festa e a irmã do meu amigo é psicóloga (clínica) e ficamos horas conversando. Contei para ela que estou indo numa psiquiatra, que estou tratando a compulsão alimentar, etc... Contei para ela da crise de depressão que tive em 2003. Naquela época eu achava que estava com a ansiedade a mil mas depois que comecei a ir na psiquiatra e contei para ela de como eu estava em 2003, ela só me responde: "Nossa, vc estava com uma depressão fortíssima".

Sexta conversando com a irmã do meu amigo eu contei que em toda consulta ela me pergunta "Como está o seu humor?" e que eu respondo sempre a mesma coisa: normal!
No dia seguinte da última consulta eu li uma frase que me fez parar para pensar, a frase era a seguinte: Um dia sem rir é um dia perdido. 
E sabe o que eu reparei nesta hora? Que eu estou perdendo muitos dos meus dias pq eu já não rio mais. O meu humor considerado normal é um "mal humor". Eu não tenho vontade de fazer nada. Um final de semana perfeito para mim??? chuvoso, dentro de casa, na frente da TV. 
Não acho graça em filmes de comédia, não gosto mais das brincadeiras que fazem (piadinhas) estou sempre rabugenta, qualquer coisa que meu marido faça eu reclamo (o coitado é um guerreiro por me aguentar) reclamo com a filha, etc...
A irmã do meu amigo (a psicóloga) na hora disse que eu tenho que contar isto para a minha psicóloga pq isto é depressão sim. Ela contou que existem vários tipos de depressão e que as pessoas acham que depressão a pessoa sempre fica chorando o tempo todo mas que nem sempre é assim.
Terça feira eu tenho consulta na psiquiatra e eu já tinha pensado que tenho que falar isto para ela, vamos ver o que ela diz. 
Só sei que é complicado... por mais que eu tente melhorar como pessoa, crescer, evoluir, parece que sempre tem alguma coisa. 
A fibromialgia que tem fundo emocional  (fundo depressivo, segundo a psiquiatra me disse e a irmão do meu amigo confirmou) 
A compulsão alimentar
E depressão??? pior que eu estive pesquisando e parece mesmo que eu tenho depressão pelas coisas que li.
Não!!!! eu não fico chorando o tempo todo, não penso em me matar... nada disto. Mas eu tenho vivido (há muito tempo) num eterno mal humor e isto tem me incomodado pq já sinto que isto interfere no meu relacionamento em casa com marido, filha pois estou sempre reclamando e brigando com eles. 
As vezes penso que sou hipocondríaca, as vezes acho que está "surgindo" tudo isto justamente pq estou tentando melhorar. Podia me conformar e dizer "eu sou mal humorada e rabugenta" mas eu sei que eu não era assim, sempre fui uma pessoa alegre, sorridente, simpática, adorava sair e hoje estou me tornando uma pessoa anti social até.
Bom, sempre em busca do crescimento pessoal. Gostaria muito de fazer terapia mas hoje está um pouco inviável, o plano de saúde paga poucas sessões, mas acho que vou conversar com a psiquiatra sobre isto na terça.

Desculpem o desabafo.
Beijos e uma ótima semana a todas


Comer POUCO é comer BEM? (um post bem antipático)

Olá pessoas, td bem?
Eu tinha planejado fazer hoje uma postagem a respeito do livro Emagrecimento Sustentável, mas ontem visitando alguns blogs eu vi uma postagem (e principalmente alguns comentários) que me fizeram pensar:


Comer pouco é comer bem
RA significa REEDUCAÇÃO alimentar ou REDUÇÃO alimentar?
Pq eu fiquei pensando nisto??? 
Pq ontem vi um blog onde a menina postou o que comeu. Ela em nenhum momento disse que ela comeu somente o que havia postado, mas foi o que deu a entender, uma vez que ela não falou nada a respeito de café da manhã ou lanche da manhã. O dia dela havia se resumido a 1 única porção de proteína e uma única porção de carboidrato com um pouco de salada no almoço com um suco. No lanche da tarde um suco e no jantar uma fruta.
Sabe o que mais me chamou atenção? Não foi o cardápio dela, mas foi que as pessoas que comentaram estavam admirando o cardápio da pessoa, comentários do tipo: 
- Sua alimentação está muito bem
- Que cardápio lindoooo
- Começou hiper bem a RA 
- Alimentação hiper light.
- Etc, etc...

Gente, quem me acompanha a tempos por aqui na blogosfera, principalmente que me conhece do meu antigo blog sabe que eu nuuuuunca, jamais, em tempo algum fiz comentários ou postagens "contestando" o que as pessoas comem. Não é do meu feitio. Acho que cada um é grandinho suficiente para saber o que é melhor para si. Se pedir minha opinião, eu dou, senão eu fico calada. 
Uma vez, uma blogueira amiga, que eu considero muito disse que o dia tinha sido ótimo... no cardápio do dia tinham 8 bananas.... isto mesmo oitooooo bananas. Nem achando 8 bananas um exagero, nem sendo amiga dela mesmo, de frequentar o blog diariamente... nem assim eu tive coragem de "falar" alguma coisa.

Pelo amor de Deus... se as pessoas querem usar o termo RA como sendo reeducação alimentar elas tem que saber o real significado da palavra. Se não faz RA então assume a palavra DIETA. 
Dia destes marido e eu fomos na pizzaria e convidamos um casal de amigos. Eles responderam que não iam pq estavam de dieta. Eu falei para o marido que nós íamos pq eu não faço dieta, eu faço realmente reeducação alimentar, acompanhada por nutricionista. Fui na pizzaria, comi o que eu gostava, em pequenas quantidades e na refeição seguinte já tinha voltado para minha alimentação equilibrada.
Se vcs vissem um dia de cardápio meu vcs iriam me perguntar como eu posso emagrecer comendo tanto. 

Agora, posso falar por experiência própria... por anos eu tentei emagrecer, fazia dietas super restritivas, comia pouco, passava dias comendo no almoço apenas salada com peito de frango temperado e cozido apenas na água para não ter gordura, não comia no jantar, etc...
O que me rendeu? O diagnóstico de compulsão alimentar. 
Um dos motivos que levam uma pessoa a sofrer de compulsão alimentar são as dietas restritivas. 
Pq? Pq a pessoa passa dias a "pão e água", passando fome e vontade e qdo se vê na frente da comida, cai de boca, come tudo que vê pela frente... aí começa a culpa, volta para a dieta restritiva, acha que é fraca, que não tem força de vontade e come de novo... pronto, está se instalando a compulsão alimentar.

Então pessoas, quem realmente quer emagrecer, fazer uma reeducação alimentar (e não redução) procure um profissional... um nutricionista de preferência. Sei que nem todas as pessoas tem condições (apesar que se colocar na ponta do lápis vai ver que está gastando mais com comida junkfood do que com uma nutricionista) mas existem "dietas" ótimas e que vc não precisa gastar nem um tostão... exemplo a Dieta dos Pontos, excelente.

Espero que não interpretem mal a minha postagem. Sei que ficou um pouco antipática mas em nenhum momento a minha intenção é de "afrontar", é apenas alertar aquelas pessoas que acham que comer pouco é comer bem e que comer pouco, passar fome é a saída para o Emagrecimento Sustentável.

Beijos
Uma ótima terça feira.






10 OFF Happy demais.


Esta foi a carinha feliz que eu fiz hoje qdo acordei e me pesei... eis que a Dona Gama me mostrou um número que me deixou muuuuito feliz...

No dia 10/01/12 eu alcancei o maior peso da minha vida, a bagatela de 86.9 kg. Claro que não tenho foto para mostrar (até que não tenho que provar nada para ninguém) pq nesta época já nem fotogravava mais. 
Em fevereiro eu fui na psiquiatra e comecei a tratar a compulsão alimentar, voltei para a nutri, depois do carnaval voltei a me alimentar decentemente e de lá pra cá se foram 10 kg. Tiveram (e tem) momentos difíceis em que dá vontade de comer um boi, momentos de TPM (como hoje), eventos sociais, festinhas infantis, etc etc etc mas mesmo assim tenho conseguido ser forte e principalmente, estou conseguindo ficar longe (pelo menos um pouco) da compulsão. 

Data correta 03/06/12. Acho que estava meio zonza qdo acordei hahaha, 
E fiquei mais zonza ainda depois que vi este peso. 

Vcs não podem imaginar a minha alegria e não é só pelo peso eliminado mas a minha maior alegria é pq finalmente quebrei a barreira dos 10 kg. Criei meu primeiro blog em janeiro de 2009 com 82.4kg  e nunca tinha alcançado 10 kg eliminados... patinava patinava descia 3 ou 4 kg e engordava 2 aí emagrecia mais 2 e engordava 1...  Em 2011 cheguei a 73 kg mas mesmo assim não chegou a marcar 10 kg. E por uma série de "percalços da vida" (e por culpa da compulsão alimentar) eu engordei tudo novamente (de junho/2011 a janeiro de 2012 foram 14 kg engordados) e mais um pouco.
Então estes 10 kg para mim não representam somente 10 kg a menos no meu corpo, Para mim eles representam 1/3 do meu caminho percorrido. Representam que eu posso e vou emagrecer. 
Com 86.9 kg eu estava na obesidade grau II... hoje eu estou na obesidade grau I e preciso emagrecer "somente" 4 kg para sair da obesidade e entrar no sobrepeso.  

Então é isto...
Só quis compartilhar minha alegria com vcs

Beijos e bom resto de domingo.


Finalmente me encontrei...

Bom dia pessoas, como está o sábado por aí?
Então... ontem fui no Pilates, minha primeira aula e gentemmmm só posso dizer uma coisa... amei, finalmente me encontrei. 




Eu sempre comento aqui das minhas dores nas costas, gente como trabalhou as costas, alongou muuuuuito e é disto que atualmente estou precisando, alongar. Não vejo a hora de chegar terça feira para uma nova aula.
De quebra tive uma noite de sono maravilhosa, como há tempos não tinha. Cheguei do Pilates, fiz tudo o que tinha que fazer em casa, jantei, coloquei a filha para dormir e depois fui para o banho... fiquei horas deitada na água quentinha. Depois tomei um chá de erva cidreira, li um pouco e dormi.
Não sei o que fez com que eu dormisse tão bem mas acho que foi o "conjunto"...

****
Ontem estava lendo a Revista Galileu, está com a matéria de capa excelente que acho que vale a pena ser lida por todas...


E qdo eles falam de hábitos ruins não estão se referindo somente a alimentação, são todos os hábitos ruins que carregamos. 

****
Hoje minha balança me sacaneou legal! Não, o peso não aumentou, pelo contrário... baixou. Mas eu digo que ela me sacaneou pq se ela tivesse baixado 100 graminhas a mais eu teria completado 10 kg off. Mas deixa estar que até semana que vem eu apareço com o post de menos 10 kg... 
Hoje o dia vai ser tranquilo no quesito alimentação pq marido está viajando e chega somente a noite então quem sabe amanhã tenho uma boa notícia na balança...

Então é isto...
Um lindo sábado bem light para vcs.

Beijos








Metas para junho.


Olá pessoas, como estão?
E aí, mês novinho em folha para a gente fazer tudo certinho.
Já traçaram suas metas para este mês? Eu já!!! estou iniciando este mês com 77.6 kg, peso de hoje e minhas metas são:

- Pesar 76,5 kg no dia 12 de junho, dia que tenho consulta com a Psiquiatra.
- Pesar 75,5 kg no dia 20 de junho, dia que tenho consulta com a Nutricionista
- Pesar 74,5 kg no dia 30 de junho.
- Fazer caminhadas pelo menos 3 vezes por semana. 
- Fazer Pilates 2 vezes por semana (hoje tenho minha primeira aula, yupiiii)
- Fazer massagem terapêutica 1 vez na semana
- Fazer as unhas toda semana.
- Blogar mais :)

Estas são minhas metas e vou cumpri-las. 
Então é isto...
Beijos beijos... ótima sexta e um finds maravilhoso.