Bom dia pessoas...
Depois da postagem de ontem eu senti necessidade de escrever um pouco mais sobre compulsão alimentar...
Por que???
Porque percebo que muita gente hoje em dia se diz "compulsiva" sem na verdade nunca ter sido diagnosticada como tal.
Vou falar de mim (e não dos outros no geral)
Até os meus 18 anos eu tinha uma relação normal com a comida. Comia para viver e não vivia para comer.
Aos 22 nos mudei de cidade (era recém casada) e comecei a sentir muita ansiedade pois de uma hora para outra eu casei, mudei de cidade, parei de trabalhar, vivia trancada dentro de casa num inverno rigoroso.
Ao mesmo tempo comecei a engordar e descobri que o motivo da "engorda" era o hipotireoidismo. Isto foi no ano de 1994... de lá para cá eu vivo numa eterna sanfona e cada vez que eu emagreço e torno a engorda, chego a um peso maior que eu estava no início da última "dieta". (obs... nunca fiz dietas malucas, sempre busquei a reeducação alimentar).
E ao longo destes anos eu fui desenvolvendo o Vício pela Comida.
Não!!! eu não fui engordando pq sou uma folgada, esganada, fraca que não me esforço. Sei que tem muita gente que pensa isto (inclusive aqui na blogosfera tbem deve ter gente que pense isto, que não entenda que isto é uma doença) Garanto para as pessoas que não sofrem de compulsão que emagrecer é muuuuuuuuuito mais fácil do que conviver com a doença.
Mas o que eu queria dizer a mais é que:
- Vício pela comida (Compulsão Alimentar) é uma doença, um distúrbio alimentar assim como anorexia, bulimia. Não é um "mero detalhe" que dificulta seu emagrecimento.
- É um vício igual ao alcoolismo e ao vício pelas drogas, com um agravante... o alcoólotra e o drogado, uma vez recuperados eles podem (e devem) se manter longe do seu vício e o viciado por comida mesmo recuperado vai ter sempre que estar em contato com seu vício pois ele é obrigado a comer.
- A diferença entre a compulsão alimentar e os demais distúrbios alimentares ou vícios é que o poder de destruição deles (dos vícios) é maior e mais rápido. Um usuário de cocaína (por exemplo) não consegue usar a droga por tantos anos, ele morre antes, com certeza. Uma pessoa anoréxica não consegue viver por 20 anos evitando comida, provavelmente morrerá antes)
- Um viciado em comida (assim como um usuário de drogas ou alcool) sai de casa a procura de comida (eu já cansei de pegar o carro e ir um posto de gasolina comprar porcarias pq eu queria muito. Hoje eu sei que eu precisava daquilo, não era simplesmente querer)
- Sim... a compulsão alimentar tem cura e a cura não é só força de vontade. A cura vem através de terapia com psiquiatra e/ou psicólogos, acompanhamento nutricional e medicamentos para compulsão alimentar (não são redutores de apetite).
- Uma pessoa compulsiva pode sim emagrecer.
Bom, são tantas coisas que eu gostaria de dizer, mas nem lembro de tudo.
Sei que não está sendo fácil para mim. Mas eu sempre fui uma pessoa que corri atrás do que é melhor para mim então agora não será diferente. Comecei meu tratamento agora, há pouquíssimos dias e sei que não vai ser de uma hora para outra que vou estar linda, leve e magra, mas não posso desistir.
Então é isto...
Espero que tenha ajudado.
Beijos beijos