Inicio Pense Magro Quem Escreve Livros Pesagens

Um pouco mais sobre Compulsão Alimentar




Bom dia pessoas...
Depois da postagem de ontem eu senti necessidade de escrever um pouco mais sobre compulsão alimentar...
Por que???
Porque percebo que muita gente hoje em dia se diz "compulsiva" sem na verdade nunca ter sido diagnosticada como tal.
Vou falar de mim (e não dos outros no geral)
Até os meus 18 anos eu tinha uma relação normal com a comida. Comia para viver e não vivia para comer. 
Aos 22 nos mudei de cidade (era recém casada) e comecei a sentir muita ansiedade pois de uma hora para outra eu casei, mudei de cidade, parei de trabalhar, vivia trancada dentro de casa num inverno rigoroso. 
Ao mesmo tempo comecei a engordar e descobri que o motivo da "engorda" era o hipotireoidismo. Isto foi no ano de 1994... de lá para cá eu vivo numa eterna sanfona e cada vez que eu emagreço e torno a engorda, chego a um peso maior que eu estava no início da última "dieta". (obs... nunca fiz dietas malucas, sempre busquei a reeducação alimentar).
E ao longo destes anos eu fui desenvolvendo o Vício pela Comida. 
Não!!! eu não fui engordando pq sou uma folgada, esganada, fraca que não me esforço. Sei que tem muita gente que pensa isto (inclusive aqui na blogosfera tbem deve ter gente que pense isto, que não entenda que isto é uma doença) Garanto para as pessoas que não sofrem de compulsão que emagrecer é muuuuuuuuuito mais fácil do que conviver com a doença. 
Mas o que eu queria dizer a mais é que:

- Vício pela comida (Compulsão Alimentar) é uma doença, um distúrbio alimentar assim como anorexia, bulimia. Não é um "mero detalhe" que dificulta seu emagrecimento. 
- É um vício igual ao alcoolismo e ao vício pelas drogas, com um agravante... o alcoólotra e o drogado, uma vez recuperados eles podem (e devem) se manter longe do seu vício e o viciado por comida mesmo recuperado vai ter sempre que estar em contato com seu vício pois ele é obrigado a comer. 
- A diferença entre a compulsão alimentar e os demais distúrbios alimentares ou vícios é que o poder de destruição deles (dos vícios) é maior e mais rápido. Um usuário de cocaína (por exemplo) não consegue usar a droga por tantos anos, ele morre antes, com certeza. Uma pessoa anoréxica não consegue viver por 20 anos evitando comida, provavelmente morrerá antes)
- Um viciado em comida (assim como um usuário de drogas ou alcool) sai de casa a procura de comida (eu já cansei de pegar o carro e ir um posto de gasolina comprar porcarias pq eu queria muito. Hoje eu sei que eu precisava daquilo, não era simplesmente querer)
- Sim... a compulsão alimentar tem cura e a cura não é só força de vontade. A cura vem através de terapia com psiquiatra e/ou psicólogos, acompanhamento nutricional e medicamentos para compulsão alimentar (não são redutores de apetite).
- Uma pessoa compulsiva pode sim emagrecer. 

Bom, são tantas coisas que eu gostaria de dizer, mas nem lembro de tudo. 
Sei que não está sendo fácil para mim. Mas eu sempre fui uma pessoa que corri atrás do que é melhor para mim então agora não será diferente. Comecei meu tratamento agora, há pouquíssimos dias e sei que não vai ser de uma hora para outra que vou estar linda, leve e magra, mas não posso desistir.

Então é isto...
Espero que tenha ajudado.
Beijos beijos


9 comentários:

Danielle disse...

Estava com saudade de vc e dos seus post reais porque eu bem sei o que deva estar sentindo , ainda porque hipotiroidismo não é comentado na blogosfera eu te entendo perfeitamente e vc sabe disso...não sabe? Sofro na pele o desejo de emagrecer e não emagrecer frusta qualquer um , eu sinto isso. Não tenho problema de compulsão porque pelo contrário esqueço de comer mas quando lembro quero um doce e enquanto eu não comer o tal doce eu não dsossego por isso acho que o resultado não vem... cabeça...um bj Dani

****Leda**** disse...

Bom Dia... ontem tive mais uma compulsão ai que raiva de mim, mas a luta continua né,amiga vc está se sentindo bem com esses medicamentos eu não sabia que tinha pra compulsão meu médico nunca me passou nada sera que vc póde me passar os nomes ai eu posso perguntar pra ele se eu posso tomar porque sozinha esta dificil.Eu tbm comecei com esse vicil porque casei mudei de cidade parei de trabalhar e aqui onde moro não tem ninguem da minha familia me sinto só. Bjs

Mohana disse...

Oi querida, estou de volta ao blog e to passando por aqui matar as saudades =)

Olha o nosso maior mau e não saber separar ansiedade de comida, pra muitas de nós ela esta totalmente ligada....

Grande beijo!

Lugreen disse...

Oi querida!!

Sabe não é fácil..compulsão por qualquer coisa é punk!
Mas, creio que vc está no caminho certo, admitindo, e buscando ajuda!
Vc vai se curar!
bjos e shalom

Candy disse...

Olá Roberta, tô no Projeto não tenho escolha e vou te acompanhar por aqui, ok?

Natália Roberta disse...

Oi Rô...
Eu to fazendo terapia... pra me ajudar com a ansiedade e a compulsividade!!!

Acho que precisamos mesmo de ajuda de profissionais para que nosso emagrecimento ocorra de forma saudável e consistente!!!

Bjinhos e uma linda quinta-feira pra ti!

cacau disse...

acho que o caminho é esse mesmo, buscar ajuda profissional e não desistir, terapia é muito bom...bjs e boa sorte querida!

Cris disse...

É amiga,
Tem que tratar,eu ja sofri com compulsao e foi muita coisa que fiz para conseguir reverter o quadro..Hj to bbem melhor, raramente ela aparece. Força aí, e saudades..
BJBJ Cris.

Gih disse...

Oi, Roberta!
Quanto tempo! Saudades!
Gostei da postagem!
Estou torcendo por você!
Bjs