Inicio Pense Magro Quem Escreve Livros Pesagens

O negócio é degustar....

Olá pessoas, td bem?
Primeiro lugar gostaria de agradecer a todas pelo carinho na última postagem. Confesso que não imaginava que receberia tantos comentários, todos carinhosos, onde pude perceber que todas as pessoas que comentaram realmente leu o post. Achei que pelo fato do post ter ficado um pouco grande vcs não teriam paciência de ler hehehe. Então... obrigada a todas pelo carinho.

vamos degustar....


Mas mudando de assunto... Esta semana a Mili (clique AQUI para conhece-la) me mandou um e-mail com a seguinte frase:


Quanto menos comemos, mais degustamos. 

Vc Já reparou como isto é verdade? Vou dar um exemplo. Virei adepta do chocolate meio amargo. Sempre gostei dele mas confesso que comia pouco, optava sempre pelo ao leite (para quem não sabe, o chocolate meio amargo é mais saudável que o ao leite por conter mais cacau que é antioxidante). Então há 10 dias comprei uma barra de chocolate Meio Amargo, da marca Lacta com 43% de cacau... simplesmente delicioso. E a barra estava pela metade até ontem a noite pois qdo eu quero um pedaço eu pego 2 ou 3 quadradinhos, degusto o mesmo com tranquilidade, sem agitação, saboreando cada grama. Então ontem a noite vieram dois casais de amigos aqui em casa e pedi para o marido comprar uma barra de chocolate ao leite para a sobremesa, afinal, nem todo mundo gosta de meio amargo e nem todo mundo precisa emagrecer e fazer dieta, né?
Enfim que jantamos e eu coloquei a meia barra meio amargo na mesa e a barra ao leite junto... E começamos a comer, comer, comer, comer... e eu comendo junto. Qdo dei por mim eu tinha comido 3 tiras e meia do bendito chocolate... tanto ao leite como o outro. Mas sabe o que eu percebi???? que o fato de eu ter comido "sem controle", sem planejamento (se eu tivesse me planejado antes de comer 3 quadrados eu não teria caído de boca em 3 tiras de chocolate) me fez comer muito mais do que eu tenho comido nos últimos tempos e o pior de tudo... não senti a metade da satisfação que sinto qdo como 2 quadrados saboreando. 
Então a frase é muito verdadeira. Qdo comemos menos, sabemos que temos que saborear pq vai acabar logo, degustamos com calma, prazer e a satisfação acaba sendo muuuuuuito maior. 

Então o negócio é: planejar e degustar/saborear....

É isto aí pessoas.
Espero que todas tenham um final de semana lindo e light.
Não esqueçam que as orgias alimentares do final de semana serão carregadas no corpo durante toda a semana seguinte. Não bote a perder seu esforço de 5 dias em um final de semana, ou pior, em um jantar ou um almoço ou uma festinha.
E AF sempre.
Beijos beijos
Este finds visito vcs.



22 comentários:

Ana disse...

Gosto mais do ao leite e confesso que adoro todos os tipos, todas as marcas, tudo que tem chocolate. rs Também quero muito aprender a com tranquilidade e em menor quantidade.

... disse...

Temos que pensar que essa degustação eh mesmo melhor... Qto menos mais! Huahau to no mesmo objetivo, adoro seu blog, qdo der passa no meu p conhecer... Bjs e ótimo fds

Cíntia disse...

Olá querida, eu sou chocólatra. Mas, estou já há 18 dias sem colocar um quadradinho sequer na minha boca.

Já ouví falar sobre o chocolate meio amargo mas estou tentando evitar o máximo que eu puder. Quando não der mesmo para aguentar, aí irei comprar um pacotinho pequenininho...

Nada de muito chocolate dentro de casa não...rs.

Tenha um ótimo sábado, querida!

Beijos!

Carla Renata disse...

isso é o ke acontece qdo como pipoca, amendoim ou salgadinho de saco.. como até o fim sem notar .. bjokas lindeza e um ótimo fds

ivana. disse...

Eu não como há muito tempo, chocolate, de qualquer tipo ...

Ana C. disse...

Eu tenho um sério problema: detesto chocolate puro, ou seja, pra mim tem que ter castanhas, nozes, amendoas, passas, pedaços de cereja... Ou seja?Basicamente Diesel na veia!haha
E isso de comer sem perceber é muito comum quando você come fora da mesa ou fora do horario de refeição. A gente se distrai com as situações e quando vê já comeu horrores.

Gostei da frase sobre AF, a maioria das pessoas esquecem no fds ou "tiram folga" e na vida se pode tirar folga de tudo, menos de cuidar da gente.

Beijo beeeijo

. disse...

Faz todo o sentido. Quando quero comer algo que vem em quantidade grande, tiro um pouco do pacote e guardo o resto, ou é assim, ou como tudo sem notar.

Expatriada disse...

Isso é verdade verdadeira!
Eu tenho tentado cada vez mais, comer devagar, saborear!
Me sinto mal quando acabo de comer e vejo que foi tão rápido. Isso é um hábito também e que temos que treinar. Planejar, saborear, mesmo as refeição como almoço e jantar. As vezes dou por mim a comer rapidinho e fico com a consciência pesada.
Enfim, vivendo e aprendendo. Sem dúvida, ótima dica, alerta!

Beijoca, ótimo dia de domingo!

Vania Oliveira disse...

acredito mto na diferença entre comer e degustar, tenho essa percepção desde q comecei a fazer RA...
um bom fim de semana!
bjs

Eu Nos e os Sinos disse...

Na verdade ,
desaprendemos a degustar.
Que é sentir o gosto
e a textura do que ingerimos.
Porem
sempre é tempo de voltar atras, demora, mas conseguiremos com certa, uma vez que ja tomamos consciência.
Bks e boa semana.

Unknown disse...

Bom dia florzinha! Adorei a dica! Chocolate ao leite é minha perdição! (risos) Que essa semana seja maravilhosa! Beijinhos!!!

Daniela disse...

Isso é a mais pura verdade, quando como pouco sinto bem mais o gosto dos alimentos, principalmente o chocolate.

Vamo que vamo querida, firme e forte :)

Unknown disse...

Isso é uma mega verdade
Sábado a noite comi 1 pastel assado e me senti saciada ja teve vezes de eu comer 4 do mesmo e ainda comer um docinho ainda tinha fome
o negócio e mastigar devagar
bjs e boa semana

Pri Couri disse...

Queria primeiramente agradecer suas palavras no meu canto, pq eu tava precisando e muito, obrigada mesmo, de coração.

Adorei seu post e vou começar a observar. E deve sim, ser verdade, pq quando sabemos que só temos um quadradinho de chocolate temos que aproveitá-lo ao máximo!

Beijos

Anônimo disse...

É por isso que em todo canto a gente ouve as pessoas dizendo que devemos mastigar bem e devagar. A mastigação faz parte da degustação.

Boa semana lindona. Bj

Nutrindoabeleza disse...

hummmmm qualuqer um é bom! mas tenho conseguido super me controlar! beijão força sempre!

disse...

Quando comemos sem planejar, comemos além do que precisamos. Sou gulosa e como sem ver, pq como sem pensar.

ain!

disse...

Quando comemos sem planejar, comemos além do que precisamos. Sou gulosa e como sem ver, pq como sem pensar.

ain!

Anônimo disse...

Chocolate é a coisa que eu mais amo comer nesse mundo. Serio. Troco qualquer, qualquer comida por um pedação de chocolate, se for branco então. Delicia. Fico brava, irritada, triste quando não como o bendito. é complicado. Eu ainda não aprendi a comer moderadamente. Se for pra comer só um pedaçinho eu nem como. Pensamento de gorda toma conta. Saco.

Alisson disse...

Chocolate é bom de qualquer jeito, mas a ordem do dia deve ser DEGUSTAR!
Adorei a sua história e passei a admirá-la ainda mais. E só quem tem compulsão sabe a necessidade de acompanhamento médico e remédios. Beijão.

Anônimo disse...

Oi, magrelete!
Estou passando por aqui novamente para desejar uma semana abençoada pra você e avisar que o meu blog mudou de endereço. Agora o endereço oficial é: www.magreletes.com - portanto, se eu estiver na sua lista de favoritos, altere o link para que possa continuar recebendo as minhas atualizações, ok?

Beijo!

Gê Simões disse...

Oiii

Isso me ajudou muito, saborear o que estou comendo, comer devagar em pequenas porções faz mesmo toda diferença...

Beijos