Inicio Pense Magro Quem Escreve Livros Pesagens

Menor peso sustentável X menor peso alcançavel


Olá pessoas, como estão?
Eu nem ia postar hoje mas visitando uns blogs tive vontade de fazer hoje uma postagem que eu venho programando desde que terminei de ler o livro Pense Magro mas que nunca faço. 
O penúltimo capítulo do livro fala em qdo devemos parar de emagrecer e começar a manter. Eu achei o melhor capítulo do livro, e sabe pq??? pq todo mundo se atem apenas ao IMC (índice de massa corpórea) e não pensa no ritmo de vida da pessoas, no dia a dia. 
Por que estou dizendo isto??? pq canso de ver meninas que estão dentro do peso normal se martirizarem por não conseguirem chegar num IMC de 19/20 e as vezes até menos. Vejo meninas com IMC de 22 sofrendo para conseguir chegar aos 20 por acharem que tem que ser 20 e pronto. 
Pra quem tiver dúvida, abaixo uma tabela de IMC e AQUI um site onde vc pode calcular seu IMC. 

Vejam que um IMC de 22 é normalíssimo e está bem longe do sobrepeso. 

Bom, no livro a autora fala sobre o menor peso sustentável versus menor peso alcançável. 
O que a autora quer dizer com isto??? que vc pode alcançar um determinado peso estipulado mas nem sempre conseguirá sustentar este peso por muito tempo, por diversos motivos: pq vc tem muitos eventos sociais, pq viaja muito, pq sente fome, etc... Ela diz o seguinte:

Você precisa de uma programação física e alimentar com a qual possa confortavelmente viver pelo resto da vida.

Isto é, eu posso chegar aos 50 kg a base de muito esforço, muita restrição alimentar, deixando os eventos sociais de lado, fazendo AF  3 horas por dia, mas será que conseguirei fazer isto confortavelmente para o resto da vida???
Se a resposta for sim, que bom :)
Mas se a resposta for "não", aí é hora de rever as metas e achar o menor peso sustentável. 
Outra parte do livro que eu gosto é esta:

Seu menor peso alcançável é o peso no qual vc naturalmente atingiu um platô.
Seu menor peso sustentável é o peso que vc tem capacidade para manter, continuando a comer e a se exercitar de forma sensata para o resto de sua vida.

Não estou dizendo que as pessoas devem se conformar assim que entrarem no IMC normal mas acho sim que elas devem avaliar a que custo elas querem aquela magreza e a que custo elas conseguirão manter aquele peso. As vezes ficamos brigando, correndo atrás de uma coisa quase inatingível ou até conseguimos atingir mas qdo não conseguimos manter ficamos frustrados, tristes e com a auto estima lá em baixo.

#ficaadica

Beijos


16 comentários:

Anônimo disse...

Oi Roberta, eu concordo e discordo hahaha Eu penso que o peso estabiliza, Roberta. Se foi adquirido com reeducação alimentar e prática regular de exercícios, coisa que (pela nossa saúde) nunca devemos largar de mão, não importa o peso alcançado, depois de um tempo ele vai se estabilizar.
O que acontece é que quem faz dieta de restricao, ate consegue um peso baixo, mas quando volta ao normal (comer como antes da dieta de restricao) o peso sobe porque o organismo agora tem acesso ao que não tinha antes (geralmente carboidratos, a mola-mestre do corpo). Então, na minha opinião, se a pessoa mantém a filosofia de vida da reeducação com atividade física regular, pouco importa o nível de ocupação, vai conseguir manter o peso. Eu viajo, saio com amigos, recebo-os em casa, etc e não engordo por isso, porque a minha mentalidade mudou.
Beijocas e ótimo fim de semana :-)
Carla Pancha

Roberta Zero Cal disse...

Carla, o "X" da questão está justamente em aceitar o peso. Se vc está conseguindo se manter é pq encontrou o seu menor peso sustentável, isto é, mesmo com os jantares, encontros vc consegue manter o peso que quer. Talvez se vc quisesse emagrecer mais uns 6 kg já seria mais difícil vc se manter ;)
Algumas pessoas buscam um peso que fica complicado manter se vc der uma escapadela que seja.
Bjs

Gê Simões disse...

Oiii

Muito bom o post, meu IMC hoje é de 22, mas sinceramente acho isso meio maluco, porque se for comparar pelo IMC eu posso pesar 44kg...
Vou ficar feliz com 50kg..talvez 48kg só pra ter aquela margem de segurança, mas tudo isso vai depender de como vou ficar... eu acho que tem muito mais do que a altura, tem a estrutura óssea de cada um tem gente que fica bem com mais peso tem quem fique com mais, o que importa é como nos vemos e como estamos saudáveis.
Beijos magrela

Cíntia disse...

Adorei o seu post, querida!

=)

Beijos!

Sra Redonda =^^= disse...

Ótimo!

Que ro muito ler esse livro... Vou atrás...

Também nao acho que a pessoa tem que se satisfazer com o imc...

Bjsssssss

Liany Kirchner disse...

Achei ótimo seu post. Acho que há mais coisas a considerar além do imc, afinal depende muito também da quantidade de massa magra/massa gorda.
Já vi duas pessoas com mesmo peso/altura, uma completamente em forma e a outra precisando perder gordura. A questão do biotipo também deve ser observada, nem todas nascem pra ser olivia palito.
gostei muito
beijos

Ana C. disse...

Ótimo post, taí algo que nunca parei pra refletir mas vou levar em conta quando estiver chegando perto da minha meta final.
Beijo Beijo

disse...

Oi Rô!

Fico muito feliz em saber que posso contar com você. Na verdade eu já contei mesmo antes de vc oferecer, né? rs

Puxa, nove meses já! É a nova Rô nascendo...Também fico um pouco insegura ao pensar quanto tempo vai durar esse tratamento, mas nem é hora de me preocupar com isso por enquanto. Só de ter um certo controle sobre mim mesma, minhas vontades, já é uma felicidade imensa!

E o momento por aqui também anda sensível e delicado...rs. Acho que acaba sendo mais um motivo para desejar tanto o equilíbrio.

********

Sobre o post de hoje! Achei o raciocínio muito interessante! Um peso que é muito 'hard' de se manter realmente deve ser repensado. Mas tenho a tendência a acreditar nosso peso sustentável possa ser aquele que um dia tivemos...Pelo menos penso assim no meu caso. Por isso, mesmo que às vezes eu viaje nos 50 kg, sei que os 57-60 é que me devem realmente me pertencer...O tempo e a disciplina dirão.

Beijos beijos!

Alisson disse...

Ótimo post. Preciso descobrir qual é o meu peso sustentável, sem neuras e com a felicidade como par. Ainda estou longe de atimgi-lo, mas sei que a minha alegria não reside no IMC perfeito ou numa calça 36. Simplesmente ADOREI!!
Beijão.

Vanessa Lee disse...

Eu estou no processo de emagrecimento e minha meta inicial é realmente chegar a um nível saudável do IMC. Eu não tenho essa de tenho que ter 50 quilos. Com uns 60/65 quilos estará bom. (Tenho 1,65m).

A disse...

Oi!
Amei receber sua visitinha, obrigada!!!!!
Ainda não conhecia seu blog... Uau! Estou amando! Aos poucos vou me atualizando...
Beijinhos e ótimo final de semana!

Ana disse...

Cheguei aos 65, aí fiquei reclamando que queria menos. Agora, de novo com 69, entendo que 65 era um ótimo peso e sustentável!!!!

Fica a lição para nós! ;)

Joanna disse...

Ei!
realmente pensando dessa forma é verdade!
bjos

Daniela disse...

Nossa Rô bem interessante. Estou lendo o livro e ainda não cheguei nessa parte, mas ja estou bem feliz por ter saído da casa dos 80 :)

Beijosssss

Joanna disse...

Ei!
sobre a receita da torta de abobrinha light...

coloquei ricota ralada... em todas as camadas se coloca a ricota ralada!
fica uma delicia!

bjos

SALETE disse...

Oi Ro pois to nessa cheguei nos 49,800 mais ñ consegui manter por muito tempo agora to com 51,800 to com IMC 22 por isso to tentado me desapegar da balança kkkkk bjos