Olá pessoas, como estão?
Hoje eu não vou falar de RA, peso e afins... mas vou falar de saúde e contar um pouco do que está acontecendo comigo nestes últimos meses. O post é comprido e como sempre, cheio de detalhes (pq eu sou mega detalhista)
Em setembro/2012 eu tive um sangramento anal, na hora que fui ao banheiro e me limpei fiquei assustada pois achei que tinha ficado menstruada (eu tomo antibaby direto e não menstruo) mas minha preocupação passou pois como eu estava viajando, o intestino tinha travado então associei o sangramento as fezes ressecadas. Depois de uns dias voltei a ter sangramento na hora da evacuação e eu passei a achar que estava com hemorroida ou uma fissura anal e fiquei esperando esta fissura/hemorroida "curar sozinha" (1º grande erro meu). Com isto o sangramento foi aumentando, aumentando e eu resolvi ir num gastro. O "tiozinho" de quase 100 anos (mas que foi o primeiro que eu consegui consulta) mal e mal me examinou, disse que era fissura anal e que eu deveria passar uma pomada por 7 dias. Eu usei por conta própria por 15 dias e o sangramento "amenizou" mas não cessou por completo. Foi então que começaram a aparecer outros sintomas como alteração nas fezes, gazes (sensação de "balaio de gato" na barriga) muco, sangue, urgência para ir ao banheiro, cólicas fortes etc etc etc.
Comecei a perceber que ao comer certos alimentos eu passava muuuuito mal. Um dia tomei uma mísera bola de sorvete e quase virei do avesso de tanta dor e diarreia. Nisto o tempo foi passando e eu achando que poderia ser algo da alimentação, minha nutri mudou meu plano alimentar e tirou várias coisas. Então no dia 03/12 eu fui na médica homeopata e comentei com ela e ela me disse "vc vai URGENTE num proctologista pq sangramento anal NÃO É NORMAL".
Pronto, no dia 04/12 eu estava num consultório. Não simpatizei muito com o médico mas devido as circunstâncias (todos os outros médicos lotados, mês de dezembro e logo chegariam as festas de final de ano) eu resolvi "arriscar". Fiz os exames que ele me solicitou, fiz uma colonoscopia, biópsia do intestino, etc e no dia 21/12 recebi o resultado: "colite crônica". Mas o médico não me explicou nada. Só me passou medicação, pediu que eu refizesse os exames de sangue dentro de 25 dias e voltasse dentro de um mês. Saí do médico e fui direto para farmácia e na mesma hora já comprei o medicamento (caaaaaaaaro por sinal) e comecei o tratamento. Os sintomas melhoraram muito e no dia 21/01 voltei para o retorno feliz da vida pq tinha melhorado. Então o médico reduz a dosagem do meu medicamento, manda eu tomar por mais 60 dias a dosagem reduzida e voltar em março. Eis que 10 dias depois de reduzir a dosagem eu comecei a sentir uma "sensação" estranha novamente. Aí começou um sanguinho novamente a novamente eu achei que fosse hemorroida. Então agora, 30 dias depois da dosagem ser reduzida eu estou com todos os sintomas novamente, muuuito sangramento, muco, cólicas etc etc. (lembrando que eu ainda estou tomando o medicamento).
Então na sexta feira eu fui num outro médico (tendo em vista que eu não tinha simpatizado muito com o primeiro). Ameeeeeeei o segundo (um gastro). Ele me explicou tim tim por tim tim maaaaaas ele não atende o meu caso pois ele é cirurgião gastro intestinal e especialista em cirurgia de redução de estômago. Mas me indicou para uma colega de clínica dele que é especialista neste problema. Foi então que ele me disse que é praticamente certeza absoluta que eu tenho Doença de Crohn.
Crohn é uma doença inflamatória que atinge todo
trato gastro intestinal, da boca até o anus.
E me explicou pq desta certeza. Então ele já me solicitou mais uns exames para confirmar o diagnóstico (endoscopia digestiva alta e radiografia do intestino delgado).
Esta notícia caiu como uma bomba para mim pq é uma doença incurável, tratável mas é uma doença difícil de se conviver. Existem pessoas que conseguem viver em remissão por anos, outras tem crises constantemente. Soube de um caso de uma pessoa que cada crise dura 1 ano. (levando em consideração que eu já estou em crise há 5 meses).
Outro motivo que me deixou preocupada com esta notícia é o fato que o tratamento muitas vezes é feito com corticoides e tudo que eu menos preciso é cair de cabeça num tratamento deste, né?
Bom, esta semana tenho 2 exames para fazer e já estão marcados, então agora é aguardar os resultados. Estou mega ansiosa, o que é muito ruim pq o stress/ansiedade contribuem para as crises, aliás, tudo começou numa crise de estresse e preocupação que tive em 2012.
Quem quiser saber mais sobre a Doença de Crohn, é só clicar AQUI.
Então o que eu quero passar para vcs... para dar importância as "pequenas" coisas. Um pequeno sangramento anal pode trazer diagnósticos simples até um câncer. Este segundo médico que eu fui na sexta feira disse: Não marquei bobeira, vá fazer seus exames correndo pq de uma hora para outra a inflamação pode furar o intestino e aí a coisa complica. (aí é cirurgia invasiva na certa). Então fiquem atentas.
Beijos beijos e uma ótima semana.