Inicio Pense Magro Quem Escreve Livros Pesagens

Doença de Crohn - Vc sabe o que é?

Olá pessoas, como estão?
Hoje eu não vou falar de RA, peso e afins... mas vou falar de saúde e contar um pouco do que está acontecendo comigo nestes últimos meses. O post é comprido e como sempre, cheio de detalhes (pq eu sou mega detalhista)

Em setembro/2012 eu tive um sangramento anal, na hora que fui ao banheiro e me limpei fiquei assustada pois achei que tinha ficado menstruada (eu tomo antibaby direto e não menstruo) mas minha preocupação passou pois como eu estava viajando, o intestino tinha travado então associei o sangramento as fezes ressecadas. Depois de uns dias voltei a ter sangramento na hora da evacuação e eu passei a achar que estava com hemorroida ou uma fissura anal e fiquei esperando esta fissura/hemorroida "curar sozinha" (1º grande erro meu). Com isto o sangramento foi aumentando, aumentando e eu resolvi ir num gastro. O "tiozinho" de quase 100 anos (mas que foi o primeiro que eu consegui consulta) mal e mal me examinou, disse que era fissura anal e que eu deveria passar uma pomada por 7 dias. Eu usei por conta própria por 15 dias e o sangramento "amenizou" mas não cessou por completo. Foi então que começaram a aparecer outros sintomas como alteração nas fezes, gazes (sensação de "balaio de gato" na barriga) muco, sangue, urgência para ir ao banheiro, cólicas fortes etc etc etc. 
Comecei a perceber que ao comer certos alimentos eu passava muuuuito mal. Um dia tomei uma mísera bola de sorvete e quase virei do avesso de tanta dor e diarreia. Nisto o tempo foi passando e eu achando que poderia ser algo da alimentação, minha nutri mudou meu plano alimentar e tirou várias coisas. Então no dia 03/12 eu fui na médica homeopata e comentei com ela e ela me disse "vc vai URGENTE num proctologista pq sangramento anal NÃO É NORMAL".
Pronto, no dia 04/12 eu estava num consultório. Não simpatizei muito com o médico mas devido as circunstâncias (todos os outros médicos lotados, mês de dezembro e logo chegariam as festas de final de ano) eu resolvi "arriscar". Fiz os exames que ele me solicitou, fiz uma colonoscopia, biópsia do intestino, etc e no dia 21/12 recebi o resultado: "colite crônica". Mas o médico não me explicou nada. Só me passou medicação, pediu que eu refizesse os exames de sangue dentro de 25 dias e voltasse dentro de um mês. Saí do médico e fui direto para farmácia e na mesma hora já comprei o medicamento (caaaaaaaaro por sinal) e comecei o tratamento. Os sintomas melhoraram muito e no dia 21/01 voltei para o retorno feliz da vida pq tinha melhorado. Então o médico reduz a dosagem do meu medicamento, manda eu tomar por mais 60 dias a dosagem reduzida e voltar em março. Eis que 10 dias depois de reduzir a dosagem eu comecei a sentir uma "sensação" estranha novamente. Aí começou um sanguinho novamente a novamente eu achei que fosse hemorroida. Então agora, 30 dias depois da dosagem ser reduzida eu estou com todos os sintomas novamente, muuuito sangramento, muco, cólicas etc etc. (lembrando que eu ainda estou tomando o medicamento).
Então na sexta feira eu fui num outro médico (tendo em vista que eu não tinha simpatizado muito com o primeiro). Ameeeeeeei o segundo (um gastro). Ele me explicou tim tim por tim tim maaaaaas ele não atende o meu caso pois ele é cirurgião gastro intestinal e especialista em cirurgia de redução de estômago. Mas me indicou para uma colega de clínica dele que é especialista neste problema. Foi então que ele me disse que é praticamente certeza absoluta que eu tenho Doença de Crohn. 


Crohn é uma doença inflamatória que atinge todo
trato gastro intestinal, da boca até o anus.

E me explicou pq desta certeza. Então ele já me solicitou mais uns exames para confirmar o diagnóstico (endoscopia digestiva alta e radiografia do intestino delgado).
Esta notícia caiu como uma bomba para mim pq é uma doença incurável, tratável mas é uma doença difícil de se conviver. Existem pessoas que conseguem viver em remissão por anos, outras tem crises constantemente. Soube de um caso de uma pessoa que cada crise dura 1 ano. (levando em consideração que eu já estou em crise há 5 meses).
Outro motivo que me deixou preocupada com esta notícia é o fato que o tratamento muitas vezes é feito com corticoides e tudo que eu menos preciso é cair de cabeça num tratamento deste, né? 
Bom, esta semana tenho 2 exames para fazer e já estão marcados, então agora é aguardar os resultados. Estou mega ansiosa, o que é muito ruim pq o stress/ansiedade contribuem para as crises, aliás, tudo começou numa crise de estresse e preocupação que tive em 2012.

Quem quiser saber mais sobre a Doença de Crohn, é só clicar AQUI.

Então o que eu quero passar para vcs... para dar importância as "pequenas" coisas. Um pequeno sangramento anal pode trazer diagnósticos simples até um câncer. Este segundo médico que eu fui na sexta feira disse: Não marquei bobeira, vá fazer seus exames correndo pq de uma hora para outra a inflamação pode furar o intestino e aí a coisa complica. (aí é cirurgia invasiva na certa). Então fiquem atentas.

Beijos beijos e uma ótima semana.


20 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, eu tenho certeza que teria feito como você amiga e teria deixado "curar sozinho" por um tempo. Foi bom você ter exposto seu caso pois fica de aviso que sempre temos que procurar um médico e pedir uma segunda opinião, se necessário. Obrigada por compartilhar algo tão íntimo! :)

Anônimo disse...

Oi Querida, muito chato mesmo isso, para dizer o mínimo! Estimo suas mlehoras e que você não tenha mais crises.
Eu já tive sangramento anal, fiz colono e no meu caso era um tumor benigno, mas que se eu não tivesse ido logo ver, teria virado maligno. Isso foi em 2004 e desde então eu tenho de fazer colonoscopia a cada 5 anos para acompanhar. Sei como isto é chato e causa ansiedade porque eu passei por algo semelhante em 2004. Ficava preocupada e estressada de ter de novo e tals. Mas depois resolvi desencanar porque o que a gente pensa com firmeza é o que atraímos pra nós. Nunca mais tive nada.
Entendo sua preocupação também com os corticóides porque em outubro precisei fazer um tratamento de quase 6 semanas para a bronquite asmática e depois foi e ainda está sendo um custo eliminar peso. mas a saúde em primeiro lugar, não é, pois sem ela estarmos magra não adianta nada. Enfim, super simpatizo com seu estado d'alma e estarei com você em meus melhores pensamentos para que tudo de bom lhe aconteça e que você tenha uma remissão rápida!
Parabéns por compartilahr conosco uma informação e um alerta tão importante!
Beijocas, Roberta.
Carla Pancha

Cris disse...

Amiga,
O pai de uma das.minhas.melhores amigas tem. E como convivo com eles ha muito tempo ouço ela falar. Acho q ele fez uma cirurgia, ele tem quase uns 60, e vive normalmente, sempre q o vejo ta bem, de bem com a vida. Conta uns casos da doença q ja o fizeram passar situaçoes embaraçosas, mas nada assim grave.
Desejo a vc muita serenidade neste momento, muita força p enfrentar, msm pq esses ultimos 5 meses nao devem ter sido faceis p vcs....
Conte comigo sempre.
Bjo.

Cris disse...

Obg pelo alerta! com a saude nao podemos nem brincar..

Andreia B. disse...

Parabéns pela coragem de se expor, é um grande alerta! E melhoras pra você. Tomara que os exames neguem essa doença e que um tratamento a curto prazo te deixe 100%

Um abraço!

ivana. disse...

Eu já conhecia esta doença. Espero, de coração, que tenhas o tratamento certo, amiga. E bola pra frente !! Beijo e boa semana.

. disse...

Nossa, nunca tinha ouvido falar dessa doença, uma vez eu tive um sangramento assim, mas acabou que não evoluiu, mas fiquei preocupada.

Obrigada por compartilhar, Roberta, melhoras para você.

fofinha-nuncamais disse...

Oi Roberta , eu tenho retocolite e o tratamento quando se esta em crise é com corticóide tbém mas passada a crise é só tomar o remédio que ta td certo , as duas são bem parecidas e não pode descuidar ...

Bjo !!!!

mikaella disse...

oi roberta
eu tenho noçao de tudo que vc esta passando em relaçao a essa descoberta,no ano passado tb tive umas alteraçoes e muitas colicas intestinais,fiquei assustada e procurei um gastro,fiz muitos exames,testes,mas nao foi pedido a colo,pois nunca tive sangramento,com os resultados apos os exames,o medico me disse que era sindrome do intestino irritavel
sii ,os sintomas sao horriveis quando em crise,mudei toda a minha alimentaçao e melhorei muito.
apesar de serem 2 casos diferentes,sao bem parecidos nos sintomas,nunca comentei nada no blog,espero que vc encontre o melhor tratamento possivel para manter tudo sob controle sempre.
tenha sempre esperança e força,para deus NADA e impossivel.
bjos e se cuide.

Nise disse...

Oi Roberta,

realmente não podemos deixar de ir no médico logo, não tenho nenhuma doença grave, mas andei passando mal e nunca ia ver o que era, meu sistema digestivo tá todo errado e eu tenho intolerância à lactose, descobri depois de muito sofrer de dores, se tivesse ido no médico tudo se resolveria logo...
Boa sorte pra ti se cuida e vai dar tudo certo :)!

Gih disse...

Oi, Roberta!
Já conhecia essa doença. O negócio é bola pra frente. Você já está tratando e só tende a melhorarem os sintomas. Pensamento positivo!
Força aí!
Bjo

Danielle disse...

Oi Rô ontem vi teu post e não pude vir aqui, ma só agora estou aqui com tempo minha amiga que aflição que vc vem passando heim, sabia que depois do seu alerta comecei a pensar o quanto meu corpo ficou debilitado depois que descobri o hipotiroidismo e tb depois que cessei meu ciclo menstrual por 5 anos... não sei bem o que ocasionou de fato só sei que fiquei com um corpo muito frágil e de fácil acesso para problemas de saúde, até fiz um post hoje sobre isso... obrigada por dividir conosco está experiência , serve de alerta para nós , ao contrário de vc eu já sou mais neurótica sempre que aparece algo estranho já vou no médico rápido a emergência hospitalar é o meu primeiro passo, antes ficava até a me questionar o porque de fazer sempre assim rapidamente , ficava pensando será que fico procurando mas na verdade eu queria era mesmo me livrar de tais problemas , tomar uma medicação e sanar ...com meus filhos é a mesma coisa sempre faço acompanhamento da tireoide deles pois como sei que tenho problemas eles tb poderão vir a ter...
Segue firme nesta luta... papai do céu vai te curar amiga, acredite estes sintomas irão passar e trabalhe bem o seu emocional, não deixe o estress tomar conta sei que é difícil mas faça de tudo...bjs e conta comigo sempre tá...somos bem parecida com os problemas...rsrsrsrs
Oh vidinha heim.... ainda bem que na parte emocional somois bem resolvidas e muito amada pelos nossos maridos né Rô , nesta hora o que mais precisamos é do carinho deles e compreensão...bjs Dani
Ui o comentário mais parece um post...rsrsrsrsrs
Vá em outros especialistas vai que não seja de fato esta doença sem cura...estarei rezando por vc para vc encontrar a solução ...bjs Dani sua amiguinha virtual...

Camila Santiago disse...

noss que coisa em .. bem .. te desejo melhoras ..e que nada seja de grave ..e não fique criando caraminholas na sua cabeça que cada caso e um caso diferente ta .. fica tranquila .. ok ... se cuida ..beijos.

Carla Renata disse...

lindeza.. calma que tudo vai dar certo.. e se ainda nao deu certo é porque ainda nao chegou ao fim... bjokas e melhoras.. torço por ti

Danielle disse...

Rô dá notícias tá, vim saber de vc e se está tudo bem...bjs Dani

Como melhor logo emagreco disse...

é de se lamentar como a medicina em vez de melhorar, piora a cada dia...o primeiro medido, com 100 anos, deveria já ter pedido todos exames...mesmo que fosse fissura anal, teria que te mandar para um proctologista....melhoras aí menina..e nada de desespero...entre para Deus...e tenha fé...vaidar tudo certo..bjs

Beth disse...

Que bom você compartilhar isso com a gente, fazer esse alerta tão importante. Lamento também que os médicos anteriores não tenham dado logo a orientação de buscar o especialista certo, já que o sangramento era anal. Mas agora, já com um suporte responsável e especializado e se cuidando, há de ficar bem.
Vai dar tudo certo.
Bom saber que continua se cuidando, de olho no peso, na saúde, no bem-estar.
Engordei bastante e estou de volta mais efetivamente ao processo, para re-emagrecer um montão de quilos que infelizmente, por motivos diversos, alheios (alguns) ou não (alguns tb) ao meu comando, fizeram retornar ao meu corpo.
Beijo, desejo sucesso.
Beth
http://aconquistablog.wordpress.com

Gih disse...

Oi, Roberta!
Tá sumida. está tudo bem por aí? Espero que sim!
Bjo grande.

Gih disse...

Saudades de você, Roberta! Tudo bem por aí?
Bjo

Angy disse...

Oi Roberta, passando aqui para ver como vc está e tbm para avisar que continuo na correria, mas decidi mesmo assim estar de volta na área!
E puxa!!
Ao mesmo tempo que fiquei feliz ao ver os seus progressos durante a minha temporada off, tbm fique super preocupada com a essa sua ultima postagem...
Espero que as coisas esteja melhorando para vc!
Bjs se cuida!