Inicio Pense Magro Quem Escreve Livros Pesagens

Obesidade Canina

Meus dois bebês...

Olá pessoas, td bem?
Hoje eu resolvi falar um pouquinho do meu "bebê cão" (pq eu tenho 2 bebês... um bebê cão e outro bebê gente). Queria falar dele pq ele está obeso e as vezes a gente pensa que isto só faz mal para nós seres humanos e não pensamos no mal que trás para um cachorrinho estar gordo.
Ontem qdo chegamos em casa na hora do almoço marido percebeu que ele não estava legal... primeiro pq qdo chegamos ele não veio nos receber correndo como sempre faz. Qdo marido viu, o nosso Harry estava sentadinho na escada... não subia nem descia, só sentado, tremendo mais que vara verde e a postura dele sentado estava bem estranha, todo curvadinho, como se estivesse corcunda. Pegamos ele no colo com todo cuidado e constatamos que realmente alguma coisa estranha havia. Enfim almoçamos, marido ainda deu um monte de carne para o Harry e depois do almoço fui direto para a veterinária dele. Como eu tinha que trabalhar, deixei ele lá para consultarem eu fui buscar ele a tardinha (ele já é atendido lá há mais de 6 anos). 
Qdo fui buscar, eis o diagnóstico... Ele está muito gordo. Claro que o peso não é a doença dele mas o que o excesso de peso causou nele é que é o problema. Devido ao excesso de peso ele está com 2 vértebras da coluna quase se fundindo (quase calcificando)... o atrito demasiado entre elas causou o desgaste da cartilagem e por causa deste desgaste uma vértebra está raspando na outra, causando dor intensa... por isso ele tremia, de dor (pobrezinho). 
E agora para resumir ele terá que fazer dieta alimentar com ração light em quantidade controlada, terá que fazer AF por 15 minutos por dia (de início 15, depois aumenta) e tomar um remédio para ajudar a recompor a cartilagem, caso contrário ele corre o risco de ter as duas vértebras calcificadas uma na outra e até deixar de andar. Mas eu amo demais o meu bichinho e vou fazer tudo que deve ser feito para ele emagrecer (até pq fechar a boca dele é mais fácil do que fechar a minha)

O que quero dizer com isto? que temos que cuidar dos nossos bichinhos tbem, obesidade trás malefícios para todos, sem exceção. Pode ser bicho, pode ser humano o mal é igual. Marido aqui tem mania (ou melhor, tinha) de ficar entupindo o coitadinho de comida, tudo que sobrava ele mandava pro prato do bichinho, eu ainda que controlava um pouco pq por ele até resto de arroz com ovo frito ele daria para o cachorro. 
Então se vc tem um cãozinho, gato ou qualquer outro bichinho que esteja obeso, comece a repensar sobre o assunto.

Aproveito e deixo AQUI um link que fala de diversos problemas que a obesidade em cachorros pode trazer.

Beijos


10 comentários:

Lu Fernandes disse...

Ô doença ordinária que até um pobre bichinho tem que ser acometido!!! Não me conformo!! Cuida bem do pequeno!! Minha Jully é bem magrinha, embora coma bem,só ração e alguns legumes crus que a veterinária liberou e está saudável, graças a Deus!! bjossss

Gê Simões disse...

Oiii

Eu sei que tudo isso é triste, tadinho... preciso botar os meus de dieta tbm, mas não vou negar que ri do comentário... ( pq fechar a boca dele é mais fácil que a minha) e não é mesmo rsrs

Melhoras pra ele...

Beijos

Unknown disse...

Oi Roberta,
meu Toby é um vira-lata velhinho de quase 13 anos e desde sempre foi gordo. Mas ultimamente ele parece que engordou mais ainda. Sempre foi sedentário, porque não se adaptou com a coleira e a ghia. Fico preocupada com ele. Esses bichinhos são da família e a gente acaba sofrendo quando descobre que eles estão doentes né?!
Melhoras pro seu Harry.
beijos

ivana. disse...

Muito bom teu post, verdadeiramente ! Um beijo.

Unknown disse...

Boa noite florzinha! Seus dois bebês são lindos. Eu tbm tenho um bebê cão igual ao seu, mas ela é mocinha (Mel), e também está obesa, mas ainda não teve nenhum probleminha de saúde por conta disso. Mas, vou ficar esperta a partir de agora. Melhoras pro seu bebê. Beijinhos!

Cíntia disse...

Olá, querida...

É isso aí! Temos que cuidar muito dos nossos animais de estimação!

E foi muito legal o que você citou, dizendo que eles têm os mesmos problemas enfrentados por nós, porque algumas pessoas acham que cachorros só morrem de velhice, que não existem doenças que acometam eles.

Adorei o post!

Beijos!

Alisson disse...

A Júlia Pietra (a coker da mamys) teve que encarar uma RA das bravas e hoje está uma sílfide. Logo o seu au-au estará esbelto e super saudável.
Beijão.

Anônimo disse...

É Roberta, até os bichinhos tem estes problemas. Eu tenho 2 gatos: um com hipertireoidismo e tem que comer bastante porque mesmo com o tratamento ele emagrece fácil e tenho uma gata obesa que quer comer o mundo. Não é fácil.
Melhoras pro seu cani-filho!
Beijocas
Carla pancha

Larissa disse...

Oi amiga! Que bom que vc achou o livro! Está lendo já?

Uma amiga minha tinha um cão que teve diabetes, por conta da falta de exercícios dele.
Pois é, até nossos companheirinhos caninos tem esses problemas né?
Beijos e boa quinta

Liany Kirchner disse...

Sei bem o que vc está sentindo. Meu gato também tá gordinho...ele tem uma sindrome urinária que ocorre frequentemente em gatos castrados e acima do peso...detalhe mata em horas se não for tratada. Desde sábado a tarde quando levei ele no vet. to de plantão...igual ao seu Harry, o Hórus tem que fazr exercícios, comer ração apropriada e fechar a boca.
Sorte e saude pro Harry
Beijos