Inicio Pense Magro Quem Escreve Livros Pesagens

Sintomas de depressão.


Bom dia pessoas, como estão?
Queria agradecer a todas que comentaram no post anterior. Todas ajudaram muito, tenham certeza disto.
A Cá falou uma coisa que me chamou a atenção... Ela disse o seguinte: Sei que existem doses que não viciam o seu corpo, mas que podem te tornar dependente emocionalmente. #FATO. 

E a Maria Germana falou outra coisa que tbem chamou a atenção: Como anda sua energia? Baixa, nao sente vontade de fazer nada (ate coisas que realmente gostava de fazer antes?)
Pergunto isso porque a maioria das pessoas acham que o maior sinal de depressao e tristeza e nao e, eh falta de energia. 

Quem me acompanha a tempo, aqui ou no outro blog que eu tinha sabe que eu tenho me queixado muito de cansaço, cansaço e mais cansaço. Falta de energia é a palavra exata.
Já cheguei a comentar aqui que andei me benzendo, tomando banho de sal grosso (#aloka) comprei um escapulário tudo na tentativa de me livrar das "energias negativas" que estão "sugando"  a minha energia. 

Depois do que a Maria Germana comentou eu resolvi pesquisar os sintomas da depressão e causas e seguem (vou colocar em vermelho aquelas que se enquadram para mim)

1) Sintomas mais comuns da Depressão (nenhum paciente tem todos os sintomas de uma vez):
  • Tristeza, desânimo, apatia (às vezes agitação), falta de alegria, diminuição (às vezes aumento) de apetite, insônia (às vezes aumento de sono), falta de desejo sexual, falta de energia até para coisas simples tipo banho, televisão ou ler um jornal. Uma diminuição geral do nível de energia da pessoa.
  • Nem sempre a depressão significa tristeza, o sintoma principal é a queda de energia.
  • Pensamentos pessimistas e repetitivos não saem da cabeça. Perda de interesse por pessoas e atividades que gostava. Parece que não consegue se concentrar numa leitura ou guardar na memória o que leu.
  • Perda de memória e de capacidade de concentração.
  • Ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros ataques de pânico.
  • Pensamentos Obsessivos: a pessoa sabe que eles não fazem sentido mas não consegue tirá-los da cabeça. Por exemplo: conferir portas e janelas, achar que poderia fazer mal a si mesmo ou a outras pessoas, etc. Esses pensamentos podem fazer parte da Depressão e não quer dizer que a pessoa também sofra de TOC.
  • Problemas que antes eram resolvidos com facilidade se tornam tarefas pesadas e difíceis. Coisas que antes eram agradáveis se tornam sem graça.
  • Alguns casos de Depressão têm dores de cabeça ou no corpo.
  • Prisão de ventre, boca amarga.
  • Pele envelhecida, mais seca ou mais oleosa que o normal, olheiras, cabelos fracos e sem brilho, unhas quebradiças. (meu cabelo está caindo tufos, minhas unhas vivem quebradas)
  • Pensamentos de "dormir e não acordar mais". Algumas pessoas se sentem como se estivessem separadas do mundo por uma redoma de vidro.
  • Outras não conseguem nem sentir alegria nem tristeza ("sensação da falta de sensações").
  • A pessoa pode ter "idéias fixas", por exemplo:
    • Acha a situação financeira ruim e sem perspectiva.
    • Se sente culpado por coisas que fez e que não fez. O passado volta carregado de culpa e arrependimento, de coisas que fora da Depressão a pessoa nem se lembra que existiram.
    • Acredita estar passando por uma doença incurável.
  • As pessoas mais velhas podem apresentar um quadro clínico onde a falta de memória parece ser o sintoma mais importante.
  • Alguns pacientes pioram da Depressão quando o tempo está nublado: Depressão Sazonal.
2) Causas, fatores e situações desencadeantes da Depressão (quase sempre uma combinação de mais de uma causa): (Estou colocando aqui somente aquelas que se encaixam para mim)

Predisposição genética.
Personalidade perfeccionista, detalhista.
Ansiedade generalizada.
Hiper - e Hipotireoidismo, Tireoidite de Hashimoto.
Dores crônicas, Fibromialgia.
Pílula Anticoncepcional,

Quem quiser ler mais, clique AQUI ou AQUI
Eu quis postar os sintomas, as causa pois algumas pessoas podem ter isto e nem sonham que seja depressão. Vale sempre alertar.
Vcs devem estar pensando: "Esta pessoa é louca, procurando pelo em ovo".
Não, não sou louca mas sou uma pessoa que lê muito sobre saúde e doenças. 

Quanto ao hipotireoidismo, não acho que estas " tristezas"  que tenho as vezes esteja relacionado as dosagens hormonais pois faz pouquíssimo tempo que fiz meus exames (menos de 2 meses) e as dosagens estavam perfeitas.

Hoje estou num dia "normal"... nem 100% animada, mesmo pq uma segunda feira, véspera de feriado e esta chuva, ninguém merece... mas tbem não estou triste.


Vou pensar um pouco neste assunto, vou ver o que faço, se marco um horário num psiquiatra, se vou no endócrino... sei lá, vou pensar (pra variar, só o que eu faço hahaha)

****
Mudando de assunto...
Casamento foi lindo, tudo ótimo, vestido que mamys fez estava lindo. Só fiquei chateada pois numa determinada altura o papo "peso da Roberta" veio a tona... Pq as pessoas se sentem no direito de falar do peso das pessoas??? Eu não fico falando "fulana, vc está magra demais, pq não faz uma dieta para aumentar o peso, aumentar a massa?"

Mas pq os magros se acham no direito de falar dos gordos??? "Pq vc não vai no vigilantes? pq não vai caminhar? Pq vcs não fazem dieta juntos???"

Afff... confesso que fiquei bem triste (e com vontade de chorar) pq achei principalmente que aquele não era o momento nem o local, ainda mais vindo de quem veio (minha irmã). Não queria entrar em discussão mas a vontade foi de falar "É fácil para vc pq vc não tem este problema, aí é fácil falar e fácil achar que é fácil emagrecer".
PQP... se fosse fácil o mundo não era obeso.
E meu paizinho, com a sensibilidade que Deus deu a ele já percebeu que eu não estava legal, foi perguntar pq eu estava tão quieta (todos dançando e eu lá, sentada).
Claro que só respondi que não tinha nada.
Mas dá nada não... um dia eu ainda saio desta.

Putz, post mega longo para uma segunda feira.
Bom, vou ver se consigo visitar todas a tarde e a noite.
Beijos beijos




6 comentários:

Polly disse...

Oi Roberta, eu já tive depressão e síndrome do pânico e não é nada fácil. Muitos fatores e pessoas contribuem para que a gente sofra tudo isso, mas pense que você só fica depressiva se permitir. Hoje depois de anos dependendo de remédio, terapia e quilos a mais, eu decidi que a depressão não me pega mais, eu nao me permito mesmo!
Tente trabalhar a sua espiritualidade, se encontrar com Deus de verdade, sinceramente, banho de sal grosso lava por fora e você tem que melhorar por dentro.
Eu sou católica e acredito na força do escapulário, mas só usar também nao adianta, tem que rezar e acreditar que ele vai te proteger.
Pensamento positivo, fé e força pra você!
Ah, outra coisa que me ajudou a sair da depressão foi visitas a asilos, hospitais e comunidades carentes, nesses lugares eu percebi que eu tenho um milhao de motivos pra ser feliz!
Desculpa se algo aqui nao te agradar, só quero ajudar porque vivi na pele isso.
Beijo

Danielle disse...

RÔ como as coisas que vc vive me faz reviver momentos que já vivi ou vivo, Rô procure ajuda , não conta pra ninguém que foi num psiquiatra ou qualquer coisa do tipo se isto te incomoda, eu fiz isso deletei tudo que me incomodava e estou vivendo numa paz sem tamanho, namore mesmo sem vontade namore só irá te fazer bem amiga e maridão só irá fazer bem, sem energia procure deletar tudo que venha tomando e parta para um recomeço tome o remédio da tireoide, procure tomar uma vitamina tipo centrun falando nisso me lembrei que tenho que comprar para mim,e procure tomar um remédio se preciso for para a depre, desabafe muito por aqui só irá te fazer bem e nem ligue se o post é grande ou do tipo estamos aqui para nos ajudar e sei por experiência própria que só fará bem, eu sei que o que mais te incomoda é este tal peso como eu tenho tantas coisas para ser e que me faz feliz mas me sinto incompleta neste quesito mas irei buscar, sabe Rô até visitar os blogs estava me deixando mal, porque eu pensava poxa todo mundo consegue só eu não, chegava marido e dizia quando vc quer vc consegue e eu me perguntava e me dizia poxa eu quero estou fazendo por onde porque porque ai amiga quanto mais me cobro parece uma coisa dá efeito contrário sim, te adoro, te adoro, te adoro e sei que vc vai sair dessa... mas te digo vc é a única que poderá mudar tentando te fazer feliz eu vou te dar um exemplo meu bem simples eu não suportava a ideia de ficar sozinha até que agora comecei a me acostumar,a curtir a minha companhia, e comecei a rezar rezar rezar e estou me sentindo tão bem Rô um dia li que as preocupações fazem marcas na face e na alma e que nos impede de ver o caminho certo... Eu não sei qual tua religião mas sei que independente disso vc sabe rezar não que não venha fazendo mas faça mais vezes eu conto as inúmeras vezes que tenho feito isso do nada paro e agradeço a Deus por tudo e quando estive aflitas por estes dias eu disse papai do céu me segura me conforta me tira esta angustia... coisa simples mas que fez grande efeito em mim... por isso passei a dizer e acreditar que não estou depressiva e que é uma tpm forte ... e está dando certo . seja forte amiga não desanima e sorria e namore muito aperta a sua pequena, abraça mais do que e se for o caso e possível não ligue par ao que sua irmã venha a falar ou comentar ela nem percebe que está te fazendo mal, as vez é inconsciente entende, nós é que estamos mais sensíveis... tente ver a vida diferente e veja faça força e obrigue a vc isso...bjs meu comentário foi um post ...kkkk tenho que ir tá bjs bjs
Dani

Danielle disse...

Rô nem tinha lido o comentário da Pollyanna e vi que estávamos na mesma linha cuidar da parte de dentro é o segredo amiga, e eu voltei para falar e pedir desculpa pelo tamanho e se tinha falado algo a mais se foi me perdoa tá, mas eu sei que vc vai sair dessa eu sei eu consegui amiga vc tb pode

Gê Simões disse...

Oiii

Eita falta de "discrição" heim, olha eu tô magra mas não toco no assunto do peso alheio não, por mais que eu veja que algumas pessoas precisam fazer algo, não abro minha boca, a não ser que alguém pergunte, e eu falo o que pode fazer, senao boquinha fechada....

Sabe que ler isso me deixou um pouco preocupada porque tenho vários desses sintomas ai, e acho que vou marcar um médico...
Será que essa falta de disposição minha tem a ver com depressão... nossa.

Beijos Diva e fique de olho nos sintomas.

Beijos

Fernanda disse...

Essa chuva joinvillense dá para deixar qualquer um deprimida rss. Brincadeiras a parte, gostei muito desse post. Também estava pensando em começar uma terapia. Boa sorte.. vá ao médico mesmo e dá uma conferida, melhor que ficar postergando. Enquanto aos comentários é um saco mesmo, sei pq passo constantemente por situações semelhantes.

disse...

Oi Rô! Fico feliz em ter ajudado. Pensa com carinho sobre o que eu falei mesmo. Eu costumo brincar que é assim: psiquiatra/endocrino = psicólogo/nutricionista....rs. Os primeiros adooram um remedinho e os segundos, tocam a ferida mais profundamente e de forma definitiva.
Mas enfim! Reconheço que as particularidades e crenças de cada um podem levar a diferentes caminhos mesmo!
Quanto aos comentários...Nossa, sei como é - faltou sair meu peso no jornal de Uberlândia quando voltei da Alemanha. E a família foi quem mais comentou. Minha avó dizia: tá fortinha, heim? Fiz o bolo que vc gosta...Mereço?
Beijocas!