Inicio Pense Magro Quem Escreve Livros Pesagens

Depressão???

Olá pessoas, como estão?
Feriadão terminando :(
E posso dizer que no "quesito" alimentação foi uma verdadeira orgia alimentar... meus 10 kgs off a esta altura já devem ter virado 5 kg off. 
- Quarta jantar e carteado (regado a salgadinhos e demais porcarias) aqui em casa.
- Quinta jantar na casa de amigos (jantar nada light)
- Sexta niver de 40 anos de um amigo.
- Sábado encontro dos primos no sítio. Um dia inteiro só de comilança... desde pinhão colhido na hora quentinho sapecado no fogão a lenha até torta alemã, patês, etc... fora o almoço. Com um frio de 4 graus não teve coisa melhor...
E hoje para arrematar o feriadão o dia não foi muito diferente e terminei com um cachorro quente...
Mas amanhã é outro dia... dia de recomeçar.

Mudando de assunto... na sexta a noite fui na festa de um amigo que estava completando 40 anos, confesso que não estava com vontade de ir (aliás, vontade de sair aqui passa longe) Estava um frio do cão e tudo que eu queria era a minha cama. Bom, fui na festa e a irmã do meu amigo é psicóloga (clínica) e ficamos horas conversando. Contei para ela que estou indo numa psiquiatra, que estou tratando a compulsão alimentar, etc... Contei para ela da crise de depressão que tive em 2003. Naquela época eu achava que estava com a ansiedade a mil mas depois que comecei a ir na psiquiatra e contei para ela de como eu estava em 2003, ela só me responde: "Nossa, vc estava com uma depressão fortíssima".

Sexta conversando com a irmã do meu amigo eu contei que em toda consulta ela me pergunta "Como está o seu humor?" e que eu respondo sempre a mesma coisa: normal!
No dia seguinte da última consulta eu li uma frase que me fez parar para pensar, a frase era a seguinte: Um dia sem rir é um dia perdido. 
E sabe o que eu reparei nesta hora? Que eu estou perdendo muitos dos meus dias pq eu já não rio mais. O meu humor considerado normal é um "mal humor". Eu não tenho vontade de fazer nada. Um final de semana perfeito para mim??? chuvoso, dentro de casa, na frente da TV. 
Não acho graça em filmes de comédia, não gosto mais das brincadeiras que fazem (piadinhas) estou sempre rabugenta, qualquer coisa que meu marido faça eu reclamo (o coitado é um guerreiro por me aguentar) reclamo com a filha, etc...
A irmã do meu amigo (a psicóloga) na hora disse que eu tenho que contar isto para a minha psicóloga pq isto é depressão sim. Ela contou que existem vários tipos de depressão e que as pessoas acham que depressão a pessoa sempre fica chorando o tempo todo mas que nem sempre é assim.
Terça feira eu tenho consulta na psiquiatra e eu já tinha pensado que tenho que falar isto para ela, vamos ver o que ela diz. 
Só sei que é complicado... por mais que eu tente melhorar como pessoa, crescer, evoluir, parece que sempre tem alguma coisa. 
A fibromialgia que tem fundo emocional  (fundo depressivo, segundo a psiquiatra me disse e a irmão do meu amigo confirmou) 
A compulsão alimentar
E depressão??? pior que eu estive pesquisando e parece mesmo que eu tenho depressão pelas coisas que li.
Não!!!! eu não fico chorando o tempo todo, não penso em me matar... nada disto. Mas eu tenho vivido (há muito tempo) num eterno mal humor e isto tem me incomodado pq já sinto que isto interfere no meu relacionamento em casa com marido, filha pois estou sempre reclamando e brigando com eles. 
As vezes penso que sou hipocondríaca, as vezes acho que está "surgindo" tudo isto justamente pq estou tentando melhorar. Podia me conformar e dizer "eu sou mal humorada e rabugenta" mas eu sei que eu não era assim, sempre fui uma pessoa alegre, sorridente, simpática, adorava sair e hoje estou me tornando uma pessoa anti social até.
Bom, sempre em busca do crescimento pessoal. Gostaria muito de fazer terapia mas hoje está um pouco inviável, o plano de saúde paga poucas sessões, mas acho que vou conversar com a psiquiatra sobre isto na terça.

Desculpem o desabafo.
Beijos e uma ótima semana a todas


13 comentários:

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) disse...

. Oi amiga mais que querida! E se vc tentasse se policiar, na hora que sentisse a rabugisse se corrigia, ria da situação fazendo piadinha c/ela p/marido e filha? Começando em casa com pessoas mais próximas. Sorrindo ao acordar agradecendo a Deus pq amanhã de repente pode não mais existir e pq ficar perdendo tanta vida, tanta preciosidade que Deus nos deu com cara emburrada ou reclamações que no fim da vida, no nosso balanço final parecerá tempo gasto a toa.
. Conte comigo meu anjo, eu tento sorrir e fazer as piadinhas dia a dia, a gente tem que se ajudar p/ter humor melhor.
. Beijinhos mil.
. Excelentes dias pra você e entes queridos!
. Fiquem c/Deus.
. leila diniz.

Carla Renata disse...

é isso mesmo lindeza..na proxima consulta "põe tudo pra fora" e busca sim com unhas e dentes uma solução.. bjokas e uma ótima semana.. Pode sempre contar comigo

Denise disse...

Vc tem mesmo que falar isso para a sua psicóloga. E esplica tb para o seu marido e sua filha assim eles vão entender o que está se passando com vc e até ajudar vc a melhorar.


Tenha fá que tudo vai dar certo. Pelo menos vc já sabe o que é. Assim é mais fácil tratar.


bjubju, boa semana para vc

Mel Mudanca disse...

Amiga , fui eu que escrevi este teu post??? só pode..hehe..eu sou igual..
nao penso em morrer, me matar, nada disso..mas vejo que os dias estao passando..e eu ali..vendo passar, contando no calendário..ando igual a vc..
que cidade vc mora mesmo ?
Olha amiga, o que acha de nos ajudarmos..eu tb passo pelos mesmos sintomas..compulsao sempre..como tudo..e depois me culpo demais..se quizer, to aqui e vou adorar ter tua ajuda tb
eu vou em psico e psquiatra..
mas nao senti ainda uma melhora mesmo..meu humor é cmplicado..sou braba demais..hehe..aqui no blog nao transparece, mas sou..hehe
um beijo, que bom saber que tem alguem como eu..e que vamos SIM nos ajudar viu.

Carol disse...

oi querida!
meu fim de semana longo tbm nao foi dos melhores
mas agora a gente volta fazer tudo certinho né
beijo querida

SALETE disse...

Eu não posso dizer que sei o que vc está passando pq sou daquelas pessoas que sempre acha que o copo ta meio cheio sempre vejo o lado bom de tudo mais tenho amigas que tem depressão e vc falando que ta tudo normal para sua psiquiatra ñ ta te ajudando em nada talves se ja tivesse relatado o que sente para ela ja estaria fazendo um tratamento adequaldo e as coisas ja estariam melhores se cuida bjs

Anônimo disse...

Forçaaa minha lindaa. Conte comigo sempreee pro que precisar. Beijos e um ótimo inicio de semana.

Anna Sol disse...

Roberta, desculpa me meter assim, e comentar tão "profundamente" o seu post. Mas falo como uma pessoa que também faz terapia com psiquiatra.

Uma vez meu psiquiatra disse que o tratamento da mente é uma coisa demorada porque em 99% dos casos, a pessoa aparece lá para se curar de UM problema, mas descobre que esse UM problema tem base em MILHOES d problmas que precisam se tratados um a um.

Exemplo: uma pessoa q tem compulsão alimentar, de repente pode ter depressão e desconta na comida. mas essa depressão é causada por uma convivencia ruim coma familia. que é causada por um avô violento. que é causada bla bla bla, entendeu?

Mas uma coisa que eu também sempre ouvi, é que a partir do momento que a gente RECONHECE que estamos tendo sintomas que nao são normais, ja é um super passo pro tratamento!

Claro que nao sou psicologa, nao posso dizer isso com certeza. mas o que eu acredito que aconteceu com voce, é que agora voce está se conhecendo melhor. está percebendo melhor as suas atitudes e ta percebendo uma depressao que talvez nunca tenha melhorado desde 2003. talvez vc só tenha se acostumado a ela.

O meu conselho é que vc converse e se abra sim, com a sua psiquiatra, diga tudo isso q disse no blog,e vc vai estar a um passo de melhorar.

Anônimo disse...

Sabe eu acho que esse mau humor tem a ver um pouco com a dieta. Eu estou cansada de ficar cuidando o tempo todo, de ficar me punindo quando faço algo que nao devia. Ooo deuss! Isso ta me deixando maluca. E sim, voce precisa procurar ajuda logo viu!

Pérolla Yara disse...

Oi lindona!
Realmente às vezes nos acostumamos com determinadas atitudes nossas e não percebemos aonde estamos errando.
Se sabe aonde está o problema, acho que pode aos poucos ir policiando as irritações, o humor, para ir melhorando. Digo isso pq também, sou uma pessoa irritável, perco o humor com facilidade e tb já fiz algumas sessões no psicólogo, e ele apenas começa a nos mostrar coisas que não percebemos, mas cabe a gente tentar nos melhorar para nossa vida se tornar mais agradável pra gente e para os que nos amam.
Tenha uma semana de vitórias!
beijos

Desabrochando disse...

Roberta, a depressão nem sempre envolve mesmo choros e vontade de se matar!! Hj essa sua reflexão ótima! Acho q como vc mesma disse está tentando ser uma pessoa melhor e essas coisas levam tempo, passinhos de tartaruga mas vc vai chegar lá. Faça o tratamento q vai te ajudar!!! bjs e tb jaquei no feriadão!! :(

Arlesandra disse...

Oi!
A verdade é que se você tem feito essas observações de si mesma, é importante conversar com seu psiquiatra.Eu faço terapia a alguns meses pois tinha muita triteza e melhorei muito mesmo. Cada caso é um caso...cuide-se
Bj

Anônimo disse...

Oi Rô!
Desabafar aqui é bom demais!
A tireóide faz com que fiquemos assim!
Sempre tenho picos de tudo que escreveu!
Vc tá tomando seu remédio direitinho?
Faz uma enorme diferença!
Se aqpega com Deus minha amiga...só Ele pode nos ajudar!
Tô muito pra baixo tbm esses dias...sem vontade de postar...comendo que nem uma draga...
com raiva de mim e medo da balança.
Fique firme. Tenha fé.
Super beijoooooo em seu coração
Aninha