Inicio Pense Magro Quem Escreve Livros Pesagens

Sente-se para comer...


Olá pessoas, como estão? Sábado... delícia, amo amo amo (e quem não ama?)
Então... hoje o título do post eu copiei de um capítulo do livro Pense Magro (cujo qual estou lendo).
O terceiro dia fala que devemos sentar para comer, o principal motivo é que qdo comemos em pé comemos por impulso. E isto é verdade... desde que comecei a analisar isto eu percebi que mesmo querendo emagrecer, mesmo indo na nutri eu estava cometendo alguns deslizes. Para citar vou falar de 3 situações que eu deixei de comer, somente ontem a noite:

- Fiz bife para a filhota no jantar, cortei em pedacinhos e na hora que estava cortando quase que peguei um pedaço, por puro impulso. Depois ela quis mais e eu quase, novamente, peguei um pedaço.
- Cheguei do supermercado e na hora de guardar as coisas eu fui tirar uns potinhos que estavam na geladeira com quase nada para dar espaço para as compras. Então tinha um pote com um único pedaço de peito de frango ensopado, um pedaço que caberia na boca sem cortar, um cubo de frango ocupando um pote grande na geladeira... então quaaaaaaaase que o frango foi parar na minha boca, abri o pote e pensei "Não vou guardar este potão por causa de uma nisca desta" e nesta hora fui diretinho colocar na boca qdo lembre "Sente-se para comer". Parei na hora, peguei o franguinho, cortei em pedacinhos e dei para o dog que adorou hahaha. 
- Depois fui preparar uma pizza de frigideira e na hora que eu ía colocar o peito de peru quaaaaaase (novamente) que uma fatia vai parar na minha boca. Gente, toda santa vez que eu faço a pizza de frigideira eu como uma fatia do presunto (peito de peru) em pé enquanto preparo. 

Agora calcula, só agora a noite, quanta caloria eu economizei deixando de comer um cubo de frango, uma fatia de presunto e uns 4 pedacinhos de carne. 
A autora do livro fala exatamente que temos que nos tornar mais conscientes das calorias de tudo que colocamos na boca, que cada pedaço de comida que colocamos na boca tem calorias. 

Outra coisa, sentando nos sentiremos mais satisfeitos pq estaremos visualizando o alimento. Segue um trecho do livro:

"Ao comer em pé, vc pode sentir-se fisicamente satisfeito quanto se estivesse sentado mas psicologicamente isto não acontece. Sentir o gosto, mastigar e engolir alimentos lhe dá um certo grau de satisfação, mas vc tbem precisa estar visualmente satisfeito. É necessário extrair o máximo de cada pedaço de alimento."

Me lembro que uma vez peguei 2 fatias pequenas de pão 7 grão e fui comer na frente do computador... De repente eu fui pegar a "segunda" fatia para comer, olhei para o prato e cadê a fatia de pão??? eu tinha comido e não tinha percebido. Naquela hora eu me lembro que fiquei frustrada pq eu jurava que poderia comer mais. 
Maaaas, uma observação... qdo a autora fala em comer sentado é vc e o prato de comida somente... nada de comer sentada na frente da TV, computador, lendo, etc... pois o efeito vai ser o mesmo, comer por impulso sem visualizar o alimento...

Então, bora comer sentada!!
#ficaadica

Então é isto...
Beijos e bom sábado a todas...


14 comentários:

Ge.... disse...

ola gatona
nossa amei a dica e a mais pura verdade quando estava lendo o texto estava lembrando que onten estava fazendo pastel e uma fatia de tomate foi para a boca por impulso nao nos damos conta disso ameeiii esta dica é tudoo
beijosss

Thássia S. disse...

Muito interessante! Eu tenho o hábito de comer no sofá... Ando mudando por conta do meu filho, pois ele está adquirindo o mesmo hábito!!

AMANDO SER QUEM SOU disse...

Robertinha tenho penado pra conseguir almoçar a mesa acredita... é muito dificil o que aparentemente é simples, mas vou continuar insistindo em abandonar este hábito de almoçar na frente da tv...
Pensar antes de comer, aí está o grande passo para ter resultados!!! Tenho q fazer isto mais!
Bjocas

Unknown disse...

oii =)
Nossa, eu sempre como correndo... nunca sento com calma e presto atenção no meu prato =/
Preciso mudar isso.
Acabei de fazer meu blog e estou procurando amigas que tbm esteja querendo emagrecer.
Se vc puder me acompanhar no meu blog tybm, ficarei muito feliz =)
valeww e bm sábado pra vc =)
beijoss =)
http://www.demalpramelhor.blogspot.com.br/

Cary disse...

OI amiga, uma coisa importantíssima essa de sentar pra comer, muitas de nós não tem muito tempo na vida, mas essa é uma coisa que não devemos mesmo fazer, se queremos mudar temos q começar com essas pequenas atitudes que fazem grande diferença em nossa vida! bjsss bom sabado!

Pérolla Yara disse...

Oi lindona!
Menina, é assim mesmo que acontece, tem horas que comemos nem percebemos.
Principalmente, se estivermos distraídas na tv, na net, enfim, foi ótima essa dica. Vou tentar lembrar sempre!
Ótimo final de semana
beijos

jack* disse...

oie eu sou nova por aqui , adorei o post é verdade quando estamos cozinhando temos o habito de beliscar td , com a desculpa de provar pra ver se ta bom hehehe chega de desculpas né ... adorei a dica >.< bjss e um otimo FDS

Danielle disse...

Rô muito obrigada pelo alerta para eu ficar atenta que poderia estar desenvolvendo o HIper e de fato estou , agora é só cuidar...bjs Dasi

Nicole disse...

Ai que eu dei esse livro de presente pra minha mãe e estou loca pra ler!

Levei um tapa na cara agora, adorooo comer na frente da tv, e as vezes dou aquela 'experimentada' na comidas enquanto cozinho!!! Nhai jisuis!

Agora tentarei ficar mais atenta a isso!

beijooooooos e bom fds!

Arlesandra disse...

Oi!
Eu tenho esse pessimo habito aqui em casa ou ir pra frente da tv...aos poucos estou sentando e saboreando para reaprender a comer... Otima dica, estou com o livro aqui em PDF e percebo que estou perdendo tempo em não ler.
Bj

REINVENTANDO disse...

Com certeza Roberta você explana bem quando fala da importância de comer sentada, sem nada para nterferir. Menina o layout dp seu blog é tudo de bom..ameii!!!! Já estou te seguindo. Bjs. Sandra

Angy disse...

Essa dica é bem certeira, porém eu costumo adicionar outra que é:
"Após terminar a refeição que está no meu prato, saia imediatamente da mesa!"
Isso para não cair na tentação de querer repetir mais um tantinho de porção de alguma coisa! rsrsrs
Bjss

Carol disse...

amigaa
q tudo esse post
eu penso nisso sempre

quem come em pé nao chega onde quer =DD
beijo

CrisFonseca disse...

Lindo seu blog. Amei.. tbm criei um blog para me auxiliar em minha reduçao alimentar que foi estimulado após aquisição do livro Pense Magro. Não é milagroso, mas me rendeu resultados mesmo antes da dieta. Perdi 2 kilos só com a introduçao do livro... eu simplesmente perdi a vontade de comer doce, que era meu vicio... te convido a visitar meu blog. abraços, Cris
www.rumoao70.blogspot.com