Bom dia pessoas, como estão?
Queria agradecer a todas que comentaram no post anterior. Todas ajudaram muito, tenham certeza disto.
A Cá falou uma coisa que me chamou a atenção... Ela disse o seguinte: Sei que existem doses que não viciam o seu corpo, mas que podem te tornar dependente emocionalmente. #FATO.
E a Maria Germana falou outra coisa que tbem chamou a atenção: Como anda sua energia? Baixa, nao sente vontade de fazer nada (ate coisas que realmente gostava de fazer antes?)
Pergunto isso porque a maioria das pessoas acham que o maior sinal de depressao e tristeza e nao e, eh falta de energia.
Quem me acompanha a tempo, aqui ou no outro blog que eu tinha sabe que eu tenho me queixado muito de cansaço, cansaço e mais cansaço. Falta de energia é a palavra exata.
Já cheguei a comentar aqui que andei me benzendo, tomando banho de sal grosso (#aloka) comprei um escapulário tudo na tentativa de me livrar das "energias negativas" que estão "sugando" a minha energia.
Depois do que a Maria Germana comentou eu resolvi pesquisar os sintomas da depressão e causas e seguem (vou colocar em vermelho aquelas que se enquadram para mim)
1) Sintomas mais comuns da Depressão (nenhum paciente tem todos os sintomas de uma vez):
- Tristeza, desânimo, apatia (às vezes agitação), falta de alegria, diminuição (às vezes aumento) de apetite, insônia (às vezes aumento de sono), falta de desejo sexual, falta de energia até para coisas simples tipo banho, televisão ou ler um jornal. Uma diminuição geral do nível de energia da pessoa.
- Nem sempre a depressão significa tristeza, o sintoma principal é a queda de energia.
- Pensamentos pessimistas e repetitivos não saem da cabeça. Perda de interesse por pessoas e atividades que gostava. Parece que não consegue se concentrar numa leitura ou guardar na memória o que leu.
- Perda de memória e de capacidade de concentração.
- Ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros ataques de pânico.
Pensamentos Obsessivos: a pessoa sabe que eles não fazem sentido mas não consegue tirá-los da cabeça. Por exemplo: conferir portas e janelas, achar que poderia fazer mal a si mesmo ou a outras pessoas, etc. Esses pensamentos podem fazer parte da Depressão e não quer dizer que a pessoa também sofra de TOC.
- Problemas que antes eram resolvidos com facilidade se tornam tarefas pesadas e difíceis. Coisas que antes eram agradáveis se tornam sem graça.
- Alguns casos de Depressão têm dores de cabeça ou no corpo.
- Prisão de ventre, boca amarga.
- Pele envelhecida, mais seca ou mais oleosa que o normal, olheiras, cabelos fracos e sem brilho, unhas quebradiças. (meu cabelo está caindo tufos, minhas unhas vivem quebradas)
- Pensamentos de "dormir e não acordar mais". Algumas pessoas se sentem como se estivessem separadas do mundo por uma redoma de vidro.
- Outras não conseguem nem sentir alegria nem tristeza ("sensação da falta de sensações").
- A pessoa pode ter "idéias fixas", por exemplo:
- Acha a situação financeira ruim e sem perspectiva.
- Se sente culpado por coisas que fez e que não fez. O passado volta carregado de culpa e arrependimento, de coisas que fora da Depressão a pessoa nem se lembra que existiram.
- Acredita estar passando por uma doença incurável.
- As pessoas mais velhas podem apresentar um quadro clínico onde a falta de memória parece ser o sintoma mais importante.
- Alguns pacientes pioram da Depressão quando o tempo está nublado: Depressão Sazonal.
2) Causas, fatores e situações desencadeantes da Depressão (quase sempre uma combinação de mais de uma causa): (Estou colocando aqui somente aquelas que se encaixam para mim)
Predisposição genética.
Personalidade perfeccionista, detalhista.
Ansiedade generalizada.
Hiper - e Hipotireoidismo, Tireoidite de Hashimoto.
Dores crônicas, Fibromialgia.
Pílula Anticoncepcional,
Quem quiser ler mais, clique AQUI ou AQUI Eu quis postar os sintomas, as causa pois algumas pessoas podem ter isto e nem sonham que seja depressão. Vale sempre alertar.
Vcs devem estar pensando: "Esta pessoa é louca, procurando pelo em ovo".
Não, não sou louca mas sou uma pessoa que lê muito sobre saúde e doenças.
Quanto ao hipotireoidismo, não acho que estas " tristezas" que tenho as vezes esteja relacionado as dosagens hormonais pois faz pouquíssimo tempo que fiz meus exames (menos de 2 meses) e as dosagens estavam perfeitas.
Hoje estou num dia "normal"... nem 100% animada, mesmo pq uma segunda feira, véspera de feriado e esta chuva, ninguém merece... mas tbem não estou triste.
Vou pensar um pouco neste assunto, vou ver o que faço, se marco um horário num psiquiatra, se vou no endócrino... sei lá, vou pensar (pra variar, só o que eu faço hahaha)
****
Mudando de assunto...
Casamento foi lindo, tudo ótimo, vestido que mamys fez estava lindo. Só fiquei chateada pois numa determinada altura o papo "peso da Roberta" veio a tona... Pq as pessoas se sentem no direito de falar do peso das pessoas??? Eu não fico falando "fulana, vc está magra demais, pq não faz uma dieta para aumentar o peso, aumentar a massa?"
Mas pq os magros se acham no direito de falar dos gordos??? "Pq vc não vai no vigilantes? pq não vai caminhar? Pq vcs não fazem dieta juntos???"
Afff... confesso que fiquei bem triste (e com vontade de chorar) pq achei principalmente que aquele não era o momento nem o local, ainda mais vindo de quem veio (minha irmã). Não queria entrar em discussão mas a vontade foi de falar "É fácil para vc pq vc não tem este problema, aí é fácil falar e fácil achar que é fácil emagrecer".
PQP... se fosse fácil o mundo não era obeso.
E meu paizinho, com a sensibilidade que Deus deu a ele já percebeu que eu não estava legal, foi perguntar pq eu estava tão quieta (todos dançando e eu lá, sentada).
Claro que só respondi que não tinha nada.
Mas dá nada não... um dia eu ainda saio desta.
Putz, post mega longo para uma segunda feira.
Bom, vou ver se consigo visitar todas a tarde e a noite.
Beijos beijos